Agosto Verde Claro destaca importância do combate aos linfomas

Os meses coloridos são importantes datas da saúde para alertar as pessoas a respeito de medidas de prevenção contra diferentes doenças. O Agosto Verde Claro é uma campanha criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para dar ênfase ao combate a linfomas.

Assim como outras doenças, os linfomas podem ser tratados com maior sucesso quando o diagnóstico é feito de forma precoce. A campanha Agosto Verde Claro tem como um de seus pilares justamente esse aspecto.

(Leia também: Novembro Azul: prevenção contra o câncer de próstata é fundamental)

O que são linfomas?

Linfomas são um grupo de cânceres originados no sistema linfoide, onde vivem as nossas células imunológicas, responsáveis pela defesa do corpo a agentes externos, como infecções.

O sistema linfoide é representado principalmente pelos linfonodos, os gânglios ou ínguas, mas, eventualmente, os linfomas também podem surgir em outros órgãos ou na medula óssea.

Linfoma de Hodgkin e Linfoma não Hodgkin

Existem dois tipos principais de linfomas: Linfomas de Hodgkin (LH) e Linfomas não Hodgkin (LNH). A diferença entre eles está em características clínicas e no tipo de célula doente.

Os casos de Linfomas não Hodgkin, que contam com mais de 20 subtipos, cresceram significativamente no Brasil nos últimos anos, chegando a 80% do total de ocorrências da doença. O maior impacto é observado entre pessoas com mais de 60 anos. 

Muitas vezes, um linfoma não Hodgkin pode se desenvolver lentamente, mas há também subtipos agressivos que crescem em poucas semanas. 

Já o Linfoma de Hodgkin corresponde aproximadamente a 20% dos casos e é mais comum em jovens entre 25 e 30 anos.

Como se prevenir contra linfomas?

A prevenção contra linfomas tem relação direta com hábitos saudáveis, tais como uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Também é recomendável prestar atenção nos sinais que o corpo dá, como, por exemplo, o aparecimento de algum “caroço” de forma repentina.

A realização de exames periódicos e de rotina também são essenciais na prevenção dos linfomas, pois eles viabilizam o diagnóstico precoce da doença.

Quais são os sintomas de linfomas?

O sinal mais imediato de um linfoma é o aumento indolor de algum gânglio linfático, com o aparecimento de alguma íngua (caroço) no pescoço, axilas ou virilhas. Além disso, também podem ocorrer febre, suor noturno, emagrecimento sem causa aparente ou aumento do volume do baço.

Em relação ao Linfoma de Hodgkin, uma coceira sem motivo aparente pode ser um sintoma a ser observado.

Diagnóstico e tratamento dos linfomas

O diagnóstico definitivo dos linfomas é por meio de uma biópsia do linfonodo doente, que é retirado e enviado para análise. Exames de imagem também podem ajudar a avaliar a extensão da doença.

Já o tratamento é realizado pelo médico hematologista e pode incluir a administração de medicação oral ou endovenosa, visando a cura ou controle da doença, de acordo com o tipo do linfoma. Quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou a associação entre as três estratégias podem ter papel importante no tratamento.

Aprenda muito mais sobre prevenção de doenças

O Agosto Verde Claro é uma campanha de grande valor para a saúde pública, assim como outros movimentos de meses coloridos. A maior parte das doenças pode ser prevenida por meio de bons hábitos. Aqui mesmo em nosso blog, temos vários conteúdos para você aprender muito mais sobre saúde e bem-estar. Acesse e confira!

 

Fontes: Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA)