Como saber se estou saudável? 5 sinais preocupantes enviados pelo organismo
Você sabia que o organismo nos dá sinais importantes a respeito da nossa saúde? Muitas pessoas se perguntam “como saber se estou saudável”, mas não sabem ao certo o que fazer para identificar eventuais problemas.
Se você deseja entender se está saudável e em pleno equilíbrio, vale a pena observar a si mesmo. O corpo é muito inteligente e nos alerta de diferentes formas a respeito de possíveis alterações que merecem preocupação.
Afinal, como saber se estou saudável? Confira alguns dos principais sinais que o organismo pode nos dar.
1- Dores no peito
Dores no peito costumam despertar uma grande preocupação nas pessoas, sobretudo pelo risco de estarem relacionadas a um evento cardíaco. Esse tipo de dor pode ter diferentes causas, tais como gases, ansiedade, estresse, espasmos no esôfago, doença pulmonar ou mesmo um infarto.
Nos casos de infarto, as dores podem ser acompanhadas por uma sensação de peso, aperto ou queimação no peito, por mais de 20 minutos ou sem melhora com repouso, e que irradia para pescoço, braço, mandíbula e causa falta de ar e náuseas.
(Leia também: Dor no peito: o que significa e quando devemos nos preocupar?)
2- Azia
A sensação de queimação no estômago pode ter relação com o uso contínuo de AAS (ácido acetilsalicílico) e anti-inflamatórios, assim como com o consumo de bebida alcoólica e cigarro com regularidade.
A queimação também pode ser causada pela destruição das células gástricas do organismo por anticorpos, assim como estresse ou ansiedade, infecção por bactérias ou, em muitos casos, uma refeição muito pesada, de difícil digestão.
3- Coceira
Por mais que pareça inofensiva, uma coceira pode indicar problemas relevantes no organismo. Quando a pele está coçando muito, é possível que a pessoa apresente um quadro de dermatite, uma inflamação causada por alérgenos ou irritantes, escabiose (mais conhecida como sarna), micose, herpes, varicela, reação a estresse e substâncias químicas.
No caso das coceiras que acontecem nos olhos e ouvidos, há grandes chances de uma relação com rinite alérgica. Vale destacar que problemas em fígado ou vesícula também podem causar coceira, por acúmulo de toxinas no sangue. Coceiras na garganta, com inchaço e falta de ar, podem ter relação com intoxicação por alimentos, medicamentos ou picadas de insetos, casos considerados emergenciais.
4- Mudanças de humor
Quando alternamos momentos de euforia e tristeza de forma recorrente e sem maiores explicações, é preciso ter atenção. Mudanças repentinas ou frequentes de emoções podem ser causadas por altos níveis de estresse, assim como pelo desequilíbrio hormonal (alteração nos níveis de cortisol, dopamina, estrogênio, progesterona). No caso das mulheres, o humor pode mudar por conta de TPM, gravidez e menopausa.
5- Falta de apetite
Quando perdemos a vontade de comer de repente, há algumas explicações possíveis. Os problemas emocionais podem causar a falta de apetite, que também pode ser resultado de uma infecção parasitária (verminoses), problemas estomacais, efeito colateral de medicamentos, anorexia nervosa, alterações na glândula tireoide, diabetes e até câncer.
Um ponto de atenção é a ocorrência de algum destes sintomas junto da falta de apetite: diarreia, vômito, dor, sangramentos, febre e perda de peso significativa.
Tenha uma vida saudável sempre
Agora que você já tem algumas respostas para a pergunta “como saber se estou saudável?”, lembre-se sempre de que o diagnóstico de um médico é fundamental sempre. Mantenha seus exames em dia e faça consultas periódicas para acompanhar a sua saúde.
Se quiser aprender ainda mais sobre equilíbrio e bem-estar. Aqui no blog do Laboratório Cella, temos inúmeros conteúdos sobre saúde para você ter mais longevidade e energia em seu dia a dia.
Fonte: Ministério da Saúde