Qual é a diferença entre gripe e resfriado? Aprenda a identificar

A diferença entre gripe e resfriado é um tema que desperta dúvidas em muitas pessoas. As duas doenças infecciosas têm características parecidas, que tornam muito fácil um diagnóstico precipitado e equivocado por parte do paciente.

Observar os sintomas com atenção é fundamental para entender a diferença entre gripe e resfriado. Em primeiro lugar, vale a pena entender as causas dessas doenças infecciosas. A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto o resfriado tem como grande responsável o Rhinovírus, bem como o vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), mais comuns em crianças.

Diferenças entre gripes e resfriados

Uma das grandes diferenças entre gripes e resfriados é a intensidade dos sintomas. A gripe é uma doença séria que pode progredir para uma pneumonia, enquanto o resfriado geralmente tem um curso mais brando. Não por acaso, existe uma vacina anual destinada à proteção das pessoas contra a gripe, sobretudo nos meses que antecedem o inverno.

O resfriado costuma surgir lentamente, enquanto a gripe vem de forma repentina e logo deixa a pessoa com uma sensação de fraqueza e letargia. Espirro e coriza são sintomas característicos de resfriado, não de gripe, vale ressaltar esse ponto porque trata-se de um dos aspectos que mais causam confusão na população.

Em relação à prevenção, a gripe e o resfriado têm em comum algumas recomendações: lavar bem as mãos, usar álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. No caso da gripe, a vacina é altamente recomendada como forma de prevenção.

Quais são os sintomas de gripe e de resfriado?

Os sintomas da gripe costumam ser mais agudos do que aqueles observados em resfriados. Febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca são alguns dos sintomas mais comuns da gripe.

No caso do resfriado, os sintomas costumam ser leves e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Eles incluem congestão nasal, coriza, espirro, dor no corpo e dor de garganta leve. A tosse nem sempre aparece e, quando acontece, é mais para a fase final da doença.

Como se dá a transmissão da gripe e do resfriado?

No caso da transmissão, gripe e resfriado têm muito em comum. Tanto o vírus Influenza como os vírus causadores do resfriado podem ser transmitidos de forma direta, pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar. De modo indireto, a transmissão pode acontecer pelas mãos, que, em contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, o nariz e os olhos.

As diferenças de abordagem entre gripe e resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado costumam ter um curso de aproximadamente sete dias até a recuperação completa do paciente. Pessoas gripadas ou resfriadas devem se hidratar bem e descansar na medida do possível, além de ter uma alimentação nutritiva para fortalecer as defesas do organismo. 

Em muitos casos, a gripe é tratada com medicamentos antivirais, que reduzem complicações e óbitos. O resfriado, na maior parte das vezes, não demanda o uso de medicamentos, embora antitérmicos e analgésicos possam favorecer a superação da doença. 

Por uma vida cada vez mais saudável

Entender a diferença entre gripe e resfriado é um exemplo de conhecimento básico sobre saúde que nos ajuda a viver de forma mais plena. No blog do Laboratório Cella, oferecemos acesso a centenas de conteúdos sobre saúde e bem-estar para você ter mais longevidade e energia em seu dia a dia.

 

Fonte: Ministério da Saúde