Adotar uma vida ativa é um dos pilares da saúde e da longevidade. Existem atividades físicas para iniciantes que podem ser realizadas por todas as pessoas e são uma grande ajuda a quem deseja vencer o sedentarismo.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. As atividades físicas para iniciantes podem ser uma porta de entrada para uma vida mais saudável em todos os sentidos.

Confira a seguir quais exercícios físicos estão entre as alternativas a quem deseja colocar o corpo em movimento.

1- Caminhada

A caminhada é uma atividade versátil, que pode ser realizada de forma bem leve no início e ganhar uma intensidade maior com o passar do tempo. Caminhar regularmente traz benefícios amplos para o organismo, entre os quais ajudar no controle da pressão arterial e fortalecer músculos e ossos.

Para tornar a caminhada mais dinâmica e atrativa, vale a pena variar o trajeto e as condições. Um exemplo é alternar trechos mais planos com outros caminhos que trazem algum tipo de inclinação.

2- Subir e descer escadas

Colocar o corpo em movimento não significa necessariamente entrar em uma academia. Dentro de casa, uma alternativa é subir e descer as escadas.

A atividade é bastante simples e proporciona resultados positivos. Subir escadas fortalece a saúde cardiovascular, além de tonificar os músculos das pernas.

A ideia é aproveitar as escadas em diferentes momentos da sua rotina. Para quem mora ou trabalha em um prédio, por exemplo, é muito saudável subir as escadas em vez de pegar o elevador.

3- Musculação

Os exercícios resistidos, mais conhecidos como musculação, estão entre as atividades físicas mais conhecidas. Para desfrutar dos benefícios da musculação, não é preciso praticá-la todos os dias, existem diversas metodologias e, em muitos casos, há ganhos significativos com dois treinos por semana.

A grande dica é realizar a musculação com a orientação de um profissional, que poderá avaliar a sua condição física e passar os exercícios mais adequados, assim como a carga segura para você se fortalecer sem maiores riscos de lesão.

4- Dança

A atividade física não deve ser apenas uma obrigação em sua rotina. Ela pode ser muito divertida!

Dançar é uma iniciativa bastante saudável para quem deseja vencer o sedentarismo. Primeiro pela questão física e por ser uma atividade aeróbica que pode ter alta intensidade. Segundo porque a dança gera uma sensação de bem-estar e, por isso, faz bem para a nossa mente.

Com a dança, você vai ganhar flexibilidade, fortalecer os músculos, desenvolver a coordenação motora e, ainda, poderá conhecer pessoas e fazer novas amizades.

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Por uma vida cada vez mais ativa!

As atividades físicas para iniciantes são um ótimo ponto de partida para quem busca abraçar a ideia de uma vida mais saudável. Aqui mesmo em nosso blog, temos vários conteúdos para você aprender muito mais sobre saúde e bem-estar. Acesse e confira dicas importantes sobre alimentação, prevenção de doenças e atividades físicas.

 

Fonte: Ministério da Saúde