A maior parte das pessoas reconhece que água faz bem, mas não sabe exatamente as razões. Os benefícios em tomar a quantidade certa de água chamam a atenção por mostrar o impacto positivo que a bebida exerce sobre o organismo.

A ideia deste post é justamente encorajar você a desfrutar de todos os benefícios em tomar bastante água. A partir do momento em que entendemos como ela nos ajuda, fica claro que não podemos abrir da hidratação que só a água é capaz de oferecer.

Por exemplo, você sabia que o nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água? Esse dado nos ajuda a ilustrar o valor que essa substância tem em relação a nosso bem-estar.

Água faz bem em qualquer situação?

A média de dois litros de água por dia é considerada bem adequada pela maior parte dos especialistas. Mas existem momentos oportunos e outros nem tanto para o consumo.

Tomar água durante as refeições, por exemplo, não é a melhor das práticas, pois compromete o processo de digestão, a absorção de nutrientes e a sensação de saciedade. O ideal é beber água aproximadamente uma hora antes de cada refeição.

Outro momento em que o consumo de água é especialmente recomendável é após atividades físicas intensas. A ingestão do líquido ajuda a reverter o processo de desidratação resultante da sudorese intensa.

Entenda agora quais são os principais benefícios em tomar bastante água!

1- Ajuda no transporte de nutrientes

O corpo humano é um organismo bastante complexo e repleto de ramificações e sistemas específicos. Os nutrientes que ingerimos contam com a ajuda da água para chegar a seus destinos em um espaço de tempo mais curto. Em outras palavras, a água deixa as nossas engrenagens mais eficientes para a máquina funcionar a todo vapor!

2- Elimina toxinas do corpo

Certas substâncias são prejudiciais ao nosso organismo e por isso devem ser eliminadas. As toxinas podem ser descartadas com mais facilidade se a pessoa consumir uma quantidade razoável de água a cada dia.

A lógica é a mesma que se aplica aos nutrientes, ou seja, facilitar o transporte das substâncias. Porém, neste caso, o destino das toxinas é a sua eliminação do corpo, o que evita problemas posteriores.

3- Contribui para o bom funcionamento do intestino

A hidratação é essencial para que as fibras alimentares realizem bem o seu papel no funcionamento do intestino. Isso porque as fibras absorvem água e colaboram para tornar as fezes macias, o que facilita a evacuação.

4- Acelera a perda de peso

Esse é um benefício especialmente relevante para pessoas que buscam emagrecer. A água é necessária para que o corpo seja capaz de queimar gordura e promover a perda de peso.

Além disso, uns bons copos de água nos trazem a sensação de saciedade e nos afastam das tentações de snacks fora de hora. E mais: a ajuda no trânsito intestinal é outro ponto que está associado ao emagrecimento.

5- Reduz as chances de pedras nos rins

O bom funcionamento dos rins tem tudo a ver com a quantidade de água que ingerimos. Quem toma pouca água tende a produzir uma urina bem amarela e concentrada, o que não é bom para o corpo.

Como estão os seus cuidados com a saúde?

Não é mesmo por acaso que a água é conhecida como o “elemento que traz a vida”. Os principais benefícios em tomar bastante água são muito valiosos e devemos pensar com carinho se estamos bebendo o suficiente por dia. Esse é um dos vários cuidados que temos de ter com a nossa saúde. 

Outro fator fundamental em relação à saúde é a realização de exames regulares para identificar eventuais problemas. Você está em dia com seus exames? Conte com o Laboratório Cella para realizar as análises clínicas que precisar!

Fonte: Ministério da Saúde