Alimentação equilibrada: entenda a importância dos nutrientes

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida saudável. Muitas pessoas, porém, se descuidam em relação ao que comem, seja por desconhecimento ou por falta de disciplina.

O primeiro passo para uma alimentação equilibrada é tomar consciência de que se trata de uma condição para o bom funcionamento do organismo. No post de hoje, explicamos o papel dos principais nutrientes e como eles contribuem para a saúde do nosso corpo. 

Carboidratos

O nutriente que deve ser consumido em maior quantidade é o carboidrato. Ele tem a importante função de gerar energia para o organismo, por isso é considerado uma das bases da boa alimentação.

Os carboidratos se dividem entre simples e complexos. A principal diferença entre eles é o tempo de absorção pelo organismo, os carboidratos simples geram energia mais rapidamente, enquanto os complexos liberam a energia aos poucos.

Arroz branco, mel, batata e açúcar são exemplos de carboidratos simples, enquanto arroz integral, batata doce e pães integrais são exemplos de alimentos compostos por carboidratos complexos.

Gorduras

Comumente vista como vilã alimentar, a gordura tem papel importante na composição de uma dieta equilibrada. Sua função também é energética, mas o segredo é dosar bem as porções. Em média, alimentos gordurosos geram mais do que o dobro de energia produzida pela maioria dos carboidratos.

Além de fornecer energia, as gorduras também se encarregam do transporte de vitaminas, proteção de órgãos internos e equilíbrio térmico. Óleos, azeites, castanhas e manteiga são exemplos de alimentos ricos em gorduras.

Proteínas

O terceiro grupo de nutrientes é o das proteínas. Elas desempenham uma função construtora e reparadora, participam do crescimento do organismo e do desenvolvimento de células e tecidos. Além disso, proteínas também fornecem uma quantidade razoável de energia. 

Podemos dividir as fontes alimentares de proteínas entre aquelas de origem animal e outras de origem vegetal. Carnes, laticínios e ovos fazem parte do primeiro grupo, leguminosas como feijão, ervilha, soja e lentilha são exemplos de fontes vegetais.

Fibras

As fibras são nutrientes muito importantes para a manutenção de uma dieta saudável. Elas ativam o intestino e, consequentemente, ajudam a garantir o funcionamento adequado do sistema digestório.

Fibras também são responsáveis por reduzir os níveis glicêmicos no sangue e eliminam as toxinas dos resíduos alimentares. Grãos integrais, hortaliças e frutas são grupos de alimentos ricos em fibras.

Vitaminas e sais minerais

As diferentes vitaminas e sais minerais executam funções reguladoras no organismo. Atuam de forma coordenada com outros nutrientes, principalmente na formação de enzimas e hormônios.

Entre as vitaminas, existem aquelas que se dissolvem em gordura (lipossolúveis) e outras que dissolvem em água (hidrossolúveis). A, D e E são exemplos do primeiro grupo, enquanto vitaminas do Complexo B e vitamina C são exemplos de hidrossolúveis. Entre os sais minerais, podemos destacar cálcio, ferro, sódio, selênio, zinco, entre outros. Carnes, hortaliças e frutas são os três principais grupos fornecedores de vitaminas e sais minerais.

Como aliar alimentação e produtividade

Uma alimentação equilibrada nos dá mais disposição para encarar as diferentes atividades do dia a dia. A médica nutróloga Cláudia Benevides desenvolveu um método que alia alimentação e produtividade. 

O método Falcão se baseia em quatro passos: fazer uma avaliação de energia no corpo, se afastar de pessoas negativas, aprender a se alimentar e colocar tudo em prática. 

Cláudia Benevides entende que a reeducação alimentar não deve ter radicalismos, pois isso cria um choque muito grande. Os carboidratos, por exemplo, podem ser reduzidos, mas o corte abrupto dificilmente é a medida mais inteligente. Conheça o método Falcão para ter, cada vez mais, uma alimentação equilibrada.

Fonte: Ministério da Saúde