Uma vida saudável passa por uma série de bons hábitos, que se complementam. Mas é fato que a água faz bem para o organismo de uma forma realmente única. A importância da substância para o funcionamento do nosso corpo é imensa, tendo papel decisivo em diferentes aspectos.

Quer entender por que a água faz bem para a saúde? Então vale a pena conferir alguns dos mais relevantes benefícios proporcionados pela substância!

1- Ajuda no funcionamento dos rins

Para que os nossos rins façam bem o seu papel de filtragem do sangue, é muito importante que a água esteja presente em uma boa quantidade no nosso organismo. Quando ingerimos pouca água durante um período longo, os rins ficam sobrecarregados e não têm condições de filtrar o sangue com eficiência.

2- Realiza o transporte de nutrientes por meio do plasma sanguíneo

As células do nosso corpo devem ser constantemente abastecidas com nutrientes, minerais e oxigênio para funcionarem bem. Esse trabalho de transporte é realizado pelo plasma sanguíneo, que tem na água o seu principal componente.

3- Aumenta a nossa capacidade cognitiva

Você sabia que quase 80% do nosso cérebro é composto por água? Não por acaso, quando nos hidratamos regularmente, conseguimos nos concentrar com mais facilidade e ter mais foco para realizar tarefas.

Pode reparar: se você ficar muito tempo sem beber água, provavelmente ficará mais dispersivo e com dificuldade para executar tarefas, já que a sua capacidade cognitiva estará prejudicada.

(Leia também: Conheça 7 mitos e verdades sobre a nossa memória)

4- Contribui para o ganho de massa muscular

A água está por toda parte no nosso organismo como componente fundamental em uma série de estruturas. Os músculos, por exemplo, são formados em grande parte por água.

Quem busca ter um ganho de massa muscular deve estar sempre bem hidratado. Com isso, as células dos músculos serão abastecidas e terão mais condições de realizar o processo de hipertrofia.

5- Favorece a perda de peso

Manter o peso ideal é um dos pilares da vida saudável. Quem ingere uma quantidade correta de água faz com que seu metabolismo funcione melhor e, consequentemente, seja mais fácil perder peso.

Um benefício adicional é a sensação de saciedade que a água pode gerar, muito por conta do fato de ocupar espaço no estômago e evitar que a gente sinta fome antes da hora.

6- Combate o envelhecimento da pele

Uma vida mais saudável leva também a uma maior longevidade. Se você deseja viver por muitos e muitos anos, é recomendável não abrir mão da água.

Um dos ganhos proporcionados pela água é o abastecimento dos tecidos que compõem a pele. Como consequência, pessoas que se hidratam regularmente demoram mais tempo a ter sinais de expressão e de envelhecimento da pele.

7- Faz o sistema digestório funcionar melhor

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fundamentais para a digestão acontecer adequadamente. Porém, é importante somar esses hábitos à ingestão adequada de água.

A água é fundamental para a dissolução dos nutrientes presentes nos alimentos, facilitando a sua absorção e o andamento do processo de digestão.

Leve uma vida cada vez mais saudável!

A água faz bem para a saúde em muitos sentidos, por isso devemos sempre nos manter bem hidratados. A recomendação para uma vida mais saudável passa também por outros bons hábitos, tais como uma alimentação equilibrada, um sono regulado e uma rotina de atividades físicas.

Para aprender muito mais sobre como ter uma vida saudável, confira os outros posts do nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde