Você considera que tem uma boa memória? Muitas vezes, acabamos nos esquecendo de coisas básicas, em outras nos lembramos de fatos distantes que chegam a surpreender.

Fato é que a memória humana é uma ferramenta poderosa da qual dispomos para nos mantermos ativos e saudáveis. Porém, é muito importante entender como a nossa memória funciona.

Confira a seguir sete mitos e verdades sobre a memória!

1- A capacidade de memorização é fixa (MITO)

Muitos acreditam que nós temos um limite de armazenamento e que, quando atingimos esse ponto, não conseguimos mais memorizar. No entanto, a ciência demonstra que a nossa capacidade de memorização é flexível e pode ser aprimorada por meio de técnicas.

Uma dica importante é não exagerar na dose, pois podemos ter picos e sobrecargas na capacidade de memorização. Fazer pausas entre as tarefas ajuda bastante nesse sentido.

2- Esquecer a chave de casa é sinal de memória ruim (MITO)

Quando nos esquecemos de questões triviais como pegar a chave de casa, é natural que a gente se preocupe com a nossa memória. Porém, esse tipo de esquecimento tem muito mais a ver com falta de organização e distração. 

Na maior parte dos casos, isso não tem relação com uma piora significativa na capacidade de memorização.

3- Estimular o cérebro é importante (VERDADE)

A nossa memória, em muitos casos, pode ser um pouco preguiçosa. Por isso, é fundamental manter o cérebro afiado. A capacidade de reter novas informações tem muito a ver com as conexões entre os neurônios, as sinapses. Tarefas que exigem concentração e foco são uma ótima maneira de estimular o cérebro.

4- Podemos guardar memórias falsas (VERDADE)

Por vezes, o nosso cérebro pode nos trair e reter informações falsas. Isso não é exatamente uma falha e tem mais a ver com experiências que vivemos ou que alguém nos contou. Além disso, parte do que acontece em nossos sonhos pode ficar retida em nossa memória. O mais importante é saber separar o joio do trigo e treinar a nossa mente.

5- Dormir bem favorece a memória (VERDADE)

Pessoas que valorizam boas noites de sono tendem a aprimorar a sua memória com o passar do tempo. O sono é um dos pilares da saúde e tem grande influência sobre o funcionamento do nosso cérebro.

Enquanto dormimos profundamente, é natural que a gente sonhe e essa atividade ajuda a limpar as memórias pouco úteis acumuladas no dia anterior, é como um processo de filtragem.

6- Atividade física ajuda a ativar a memória (VERDADE)

Durante atividades físicas, estimulamos os neurotransmissores em nosso cérebro. Isso faz com que a gente aumente a capacidade de memorização e também a inteligência. Estudos demonstram que pessoas ativas mantém a memória boa por mais anos.

Em geral, as pessoas têm mais dificuldade em fazer essa relação, pois não associam os exercícios físicos a estímulos cerebrais. Porém, manter o corpo em movimento é bom para a saúde de forma geral.

7- Tomar medicamentos melhora a memória (MITO)

Remédios podem ser úteis para uma série de questões, mas, quando o assunto é memória, isso não é verdade. Não há qualquer estudo que aponte determinado medicamento como um potencializador da memória. É importante ter cuidado, ainda, com remédios que podem ter como efeito colateral prejudicar a nossa memória, caso de alguns tranquilizantes e antidepressivos.

A importância de uma vida livre de estresse

Um dos segredos para uma saúde mental e física sempre equilibrada é se manter distante do estresse. Pessoas que vivem rotinas estressantes podem perder não apenas a força da memória, como também perder qualidade de vida em todos os sentidos. Entenda como o estresse pode nos prejudicar, confira em nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde