O que são superfoods? Conheça 5 alimentos poderosos

Você sabe o que são superfoods? Em tradução livre, podemos defini-las como superalimentos, ou seja, certos alimentos que proporcionam vários benefícios ao organismo.

No post de hoje, explicamos o que são superfoods e apresentamos cinco alimentos que fazem parte desse seleto grupo.

Afinal, o que são superfoods?

Os chamados superalimentos são caracterizados pela forte presença de vitaminas e minerais que proporcionam ganhos importantes ao organismo. A concentração dessas substâncias é um fator determinante para saber se um alimento é ou não considerado superfood.

A abundância de boas substâncias em pequenas porções permite que as pessoas extraiam grande valor das superfoods sem precisar consumi-las em grandes quantidades.

Um ponto a ser esclarecido é que nem todos os alimentos orgânicos ou naturais são considerados superfoods. Mas nem por isso deixa de ser válida a recomendação de uma alimentação rica nesse tipo de alimento.

Como superfoods podem nos ajudar?

Embora vitaminas e minerais ofereçam benefícios diversos, é possível listar os efeitos positivos proporcionados por superfoods:

  • Redução da sensação de fadiga;
  • Melhora na capacidade cognitiva;
  • Maior tendência à longevidade;
  • Prevenção de diferentes doenças e fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aceleração do metabolismo.

Conheça 5 alimentos classificados como superfoods

Agora que você já sabe o que são superfoods, é hora de saber de fato quais alimentos entram nesse grupo tão privilegiado. Muitos deles podem já fazer parte da sua dieta e outros podem ser incluídos naturalmente.

Brócolis

Um dos vegetais mais comuns na mesa dos brasileiros é um superalimento por diferentes razões. O brócolis é muito rico em fibras, cálcio, vitaminas A e C, ácido fólico, além de se caracterizar pela presença do antioxidante sulforafano, que protege as células contra o surgimento de câncer.

Maçã

Mais uma figurinha carimbada na lista de compra dos brasileiros, a maçã é, possivelmente, a superfood mais consumida do mundo. A fruta, assim como o brócolis, entra no grupo dos superalimentos muito por ser rica em um antioxidante, a quercetina. Essa substância ajuda na redução da pressão arterial e, por consequência, contribui para o reequilíbrio do organismo.

Sementes de chia

Consumida também em receitas de pães, as sementes de chia não devem passar despercebidas pelas pessoas. Esse alimento é rico em omega 3, manganês, fósforo, cálcio, além de fibras e proteínas. A potente combinação faz com que a chia auxilie na limpeza do intestino e no controle dos níveis de glicose no sangue. Isso sem falar na sensação de saciedade que a chia produz.

Mirtilo

O mirtilo, também conhecido como blueberry, é considerado um superalimento principalmente pela presença das proantocianidinas oligoméricas compostas. O nome é complicado, mas os benefícios que elas trazem ao corpo são pra lá de valiosas. Essas substâncias melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos e diminui os riscos de estresse oxidativo e dores nas articulações e nos músculos.

Chocolate amargo

É isso mesmo, temos chocolate na lista de superfoods! Mas preste atenção em um detalhe: somente o chocolate amargo (70% cacau) pode ser enquadrado nessa categoria.

Uma pequena quantidade de chocolate amargo oferece uma boa dose de flavonoides, substâncias que reduzem o colesterol ruim – ou LDL. Os mesmos flavonoides também estabilizam os níveis de açúcar no sangue e o fluxo sanguíneo.

Aprenda muito mais sobre alimentação!

Entender o que são superfoods é um passo decisivo para uma alimentação melhor. Aqui mesmo em nosso blog, ajudamos você a definir uma dieta bem equilibrada e rica nas substâncias que o seu corpo mais precisa. Confira neste post qual é a importância de cada um dos principais nutrientes!