Como começar a fazer exercícios físicos e se manter ativo

Fazer exercícios físicos regularmente é uma das poucas unanimidades quando falamos sobre saúde. Uma rotina regrada de atividades que movimentam o corpo contribui de forma significativa para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do organismo.

Embora a maioria das pessoas reconheça a importância de fazer exercícios físicos, muitas delas não conseguem inserir essa atividade em seu dia a dia. No post de hoje, mostramos que começar uma série de exercícios não tem segredo e depende muito mais da sua capacidade de se manter motivado.

Veja as nossas sugestões de atividades que podem ser praticadas sem grandes investimentos e durante menos de uma hora do seu dia. São três exercícios aeróbicos, que trabalham uma grande quantidade de grupos musculares ao mesmo tempo em um ritmo constante e três exercícios de musculação, aqueles que focam de forma alternada os grupos de músculos.

Caminhada

O primeiro exercício de nossa lista não poderia ser outro. A caminhada é a atividade mais básica em nosso dia a dia e traz benefícios fantásticos para o organismo. Andar pelo menos 30 minutos por dia é uma forma de se manter ativo sem a necessidade de um esforço demasiado.

Corrida

A corrida pode ser entendida como um passo adiante para quem já estabeleceu uma rotina diária de caminhada. Correr é um exercício intenso, por isso é importante dosar o ritmo e a intensidade para não ter nenhum problema decorrente do excesso. Uma boa dica é alternar momentos de corrida mais acelerada com trotes e até mesmo alguns períodos de caminhada bem leve.

Natação

Nadar é um dos melhores exercícios a serem inseridos na rotina. A atividade tem um componente de relaxamento por conta da água, mas isso não a impede de ser muito completa.

A natação propicia um forte trabalho aeróbico e também contribui para o fortalecimento de diferentes grupos musculares, de acordo com o nado escolhido. Vale a pena treinar os quatro estilos e variar entre eles: crawl, costas, peito e borboleta.

Flexão

Possivelmente o mais conhecido exercício de musculação, a flexão é a escolha certa para você trabalhar os músculos dos braços e do peito.

Como fazer: com os braços afastados, o corpo esticado e o abdômen contraído, utilize a força dos braços para realizar o movimento de subida e controlar o movimento de descida em 10 repetições. Procure fazer uma descida mais lenta para trabalhar bem os músculos e fique atento à respiração: inspire na descida e expire na subida.

Prancha ventral

A prancha ventral é um excelente exercício para fortalecer o abdômen.

Como fazer: ajoelhe-se com os braços flexionados e antebraços apoiados no solo. Contraia os músculos do abdômen sem arquear a coluna e inspire. Mantenha a posição por até 10 segundos, descanse um pouco e repita três vezes.

Ponte dorsal

Exercício recomendado para o fortalecimento dos glúteos, a ponte dorsal é uma ótima adição à lista diária de atividades físicas.

Como fazer: deite-se com as pernas dobradas e os braços estendidos ao longo do corpo. Inspire, eleve o quadril para fazer a ponte e contraia os músculos dos glúteos e da coxa. Mantenha-se nessa posição por cinco segundos e expire durante esse período. Volte à posição inicial e repita cinco vezes o exercício.

Cuide também da alimentação!

Além de fazer exercícios físicos regularmente, é fundamental manter uma alimentação equilibrada para conservar uma saúde de ferro. Aqui em nosso blog, fizemos um post bem bacana sobre o tema, com dicas para você ter uma alimentação completa e nutritiva. Clique aqui e confira!