Você sabia que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por três em cada quatro mortes no Brasil? O expressivo número nos mostra como esse grupo de doenças deve ser tratado com atenção.

No post de hoje, explicamos o que são as doenças crônicas não transmissíveis e contamos para você o que pode ser feito no dia a dia para preveni-las e controlá-las.

O que são doenças crônicas?

As doenças crônicas se caracterizam por sua evolução gradual e a duração bastante longa, que pode se estender por toda a vida. Em geral, doenças desse tipo têm um caráter silencioso e muitas vezes são assintomáticas.

O que pode causar uma doença crônica?

Como existem diferentes tipos de doenças crônicas, não há um padrão de causas que levam ao seu aparecimento. No entanto, alguns fatores são preponderantes para que doenças crônicas se manifestem. Veja:

  • Obesidade: pessoas com sobrepeso têm maior predisposição a desenvolver certas doenças caracterizadas como crônicas.
  • Doença congênita: uma doença que existe desde o nascimento pode também ser um fator que contribui para o surgimento de uma doença crônica.
  • Doença genética: aquelas doenças decorrentes de alterações no DNA ajudam a criar um ambiente favorável às doenças crônicas.
  • Comorbidades: quando uma pessoa tem mais de uma doença, a coexistência entre elas pode gerar complicações e levar a doenças crônicas.

Cuidados para não favorecer as doenças crônicas

Dentre as causas listadas acima, a obesidade é a única que pode ser inibida pela própria pessoa. Alguns hábitos de vida fazem a diferença na prevenção contra as doenças crônicas. Confira alguns cuidados a serem tomados para manter o corpo saudável e minimizar as chances de doença:

  • Alimentação: uma dieta equilibrada e rica em frutas, vegetais e cereais favorece o organismo como um todo. Vale a pena se atentar para os níveis de açúcar e sódio, que podem favorecer certas doenças.
  • Exercícios físicos: manter o corpo em movimento é um dos segredos da vida saudável.
  • Alcoolismo e tabagismo: limitar ou zerar o consumo de drogas lícitas ajuda bastante na prevenção de dezenas de doenças.

Quais são as doenças crônicas mais comuns no Brasil?

Existem muitas doenças crônicas não transmissíveis que acometem pessoas ao redor do mundo. No Brasil, podemos destacar algumas delas como as mais comuns e também perigosas quando não são tratadas adequadamente.

Doenças cardiovasculares, bronquite, rinite, asma, hipertensão, diabetes, depressão, colesterol alto, cirrose e câncer são as mais relevantes doenças crônicas não transmissíveis. Repare que existem enfermidades que atingem diferentes partes do organismo, por isso os cuidados citados anteriormente são muito importantes para minimizar os riscos de manifestação de uma dessas doenças.

Faça exames regularmente

Muitas das doenças crônicas não transmissíveis são assintomáticas. Por isso, a realização de exames periódicos ajuda na identificação precoce dessas doenças. Lembre-se que é menos complexo tratar e administrar uma doença quando ela é detectada no início. No Laboratório Cella, realizamos mais de 500 tipos de exames laboratoriais. Ligue agora mesmo para a nossa matriz em Sorriso no número (66) 3544 7701 e agende seus exames!

 

Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)