Como começar a correr com segurança: 5 dicas de ouro

A corrida é uma excelente opção para quem deseja colocar o corpo em movimento e pode trazer diversos benefícios ao organismo. Afinal, como começar a correr com segurança e tornar a atividade parte importante da rotina?

Cada vez mais pessoas têm buscado formas de ser mais ativas e a corrida é um dos caminhos mais acessíveis. Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se as pessoas fossem mais ativas fisicamente. Quer saber como começar a correr com segurança? Confira algumas dicas.

1- Escolha as roupas e o tênis com inteligência

Ter conforto é fundamental para começar a correr de uma forma natural e fluida. Roupas leves, com tecido dry-fit, ajudam na evaporação do suor e evitam que você sinta a camiseta “pesando” no corpo.

Além disso, é recomendável ter um tênis específico para a corrida, com capacidade de amortecer e aliviar o impacto da atividade.

2- Cuide bem da hidratação e da alimentação

Uma atividade desgastante como a corrida exige que a gente esteja muito bem hidratado. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto para se refrescar, sobretudo nos dias mais quentes. Vale ressaltar que correr sob o sol forte é muito custoso para o organismo e, se possível, deve ser evitado.

Em relação à alimentação, vale a pena evitar refeições pesadas anteriores à corrida. A dica é optar por um lanche leve aproximadamente duas horas antes.

(Leia também: Exercícios físicos em casa: conheça 10 ótimas opções)

3- Procure equilibrar capacidade e demanda

Equilibrar capacidade e demanda é uma dica muito importante para quem deseja correr com segurança e prazer.

Capacidade é o quanto o corpo aguenta uma atividade, ou seja, quanto ele está preparado para suportar a carga gerada pela corrida. Já a demanda consiste na intensidade dessa carga, ela pode ser definida como a série de exercícios que você vai fazer (velocidade, intensidade, distância, elevação do percurso, entre outros aspectos).

Vale a pena contar com a orientação de um especialista para preparar um programa de treinos de corrida.

4- Faça da corrida um prazer na sua vida 

Colocar o corpo em movimento é uma atitude muito positiva que pode trazer grande qualidade de vida. Evite enxergar a corrida ou outra atividade física como uma obrigação em sua rotina.

Para que a corrida realmente passe a fazer parte do seu dia a dia, é recomendável que ela seja prazerosa. Busque encaixá-la na rotina de uma forma que não comprometa outras atividades, escolha o horário e o local que tragam uma sensação maior de bem-estar.

5- Não deixe a peteca cair!

Iniciar uma nova atividade pode ser desafiador em diferentes contextos. O início da jornada na corrida pode trazer cansaço, dores e outros fatores considerados negativos em um primeiro momento.

O grande desafio é manter a motivação lá no alto para não deixar que esses percalços levem à interrupção do novo hábito. Com as dicas anteriores, a tendência é que as dores e a sensação de cansaço diminuam progressivamente e deixem de ser um incômodo.

Quer saber mais sobre vida saudável?

Agora que você já sabe como começar a correr com segurança, que tal dar início a esse novo hábito. Se quiser aprender muito mais sobre vida saudável, vale a pena conferir os inúmeros conteúdos disponíveis aqui mesmo no blog do Laboratório Cella.

 

Fonte: Ministério da Saúde