O novo coronavírus obrigou as pessoas a passarem mais tempo isoladas, sem poder sair dos seus lares. Por isso, a realização de exercícios físicos em casa se tornou ainda mais importante para a manutenção da saúde.

É sempre bom lembrar como manter o corpo em movimento ajuda o nosso organismo, a necessidade de isolamento não é razão para ficarmos parados. Exercícios físicos em casa podem ser mais simples do que se imagina. A seguir, apresentamos 10 deles para você estabelecer uma boa rotina de atividades, confira!

1- Alongamento

Ao dos outros exercícios que podem ter alta intensidade, o alongamento tem a finalidade de distensionar e dar flexibilidade ao corpo. Faça movimentos que trabalhem diferentes membros, respeite os limites do seu corpo e entenda o alongamento como etapa preliminar de qualquer outra atividade.

2- Corda

Uma das atividades físicas que a gente aprende ainda na infância é pular corda. Esse exercício tem um caráter lúdico e pode ser feito em diferentes intensidades. Procure alternar o ritmo para extrair o máximo de valor da prática.

3- Esteira

Andar e correr também são ótimas opções. Esses exercícios são bem completos por trabalhar diferentes partes do corpo e permitir a variação de intensidade. Caso você tenha uma esteira em casa, essa é uma das grandes alternativas entre as várias atividades físicas.

4- Bicicleta ergométrica

Outro exercício físico que demanda um equipamento é pedalar. Se você tive uma bicicleta ergométrica, vale a pena aproveitar as diferentes marchas. Ao pedalar nas marchas mais intensas, você fará mais força e poderá trabalhar ainda mais os músculos das pernas.

5- Agachamento na cadeira

Esse é um exercício muito simples e eficiente para movimentar o corpo. É bem simples: basta se sentar e se levantar de uma cadeira em séries de 10 ou 15. Uma dica é se mover mais lentamente no momento de se sentar, pois assim o trabalho muscular é mais intenso.

6- Flexão de braço

Um dos exercícios de musculação mais conhecidos pelas pessoas é também uma boa opção para a sua rotina de atividades. Vale o alerta de que esse é um exercício que demanda mais do corpo, por isso uma opção é começar a praticá-lo com os joelhos no chão.

7- Abdominal

Outra figurinha carimbada das séries de exercícios é o abdominal. Esse tipo de atividade ajuda a fortalecer os músculos localizados na barriga e também favorecem o fortalecimento da coluna. É importante cruzar os braços sobre o peito e manter os joelhos dobrados para que o exercício não cause dores desnecessárias.

8- Subir e descer na ponta do pé

Um dos melhores exercícios para fortalecer as panturrilhas é subir e descer na ponta do pé. Essa atividade pode ser praticada com ainda mais eficácia no degrau de uma escada, mas tome cuidado para não perder o equilíbrio.

9- Corrida estacionária

Você sabia que também é possível correr dentro de casa? E isso pode ser feito sem que você fique indo de um cômodo para o outro. A corrida estacionária consiste em simular o movimento de corrida sem sair do lugar, basta levantar as duas pernas flexionadas alternadamente, como se estivesse correndo de fato.

10- Tríceps no banco

O último exercício da nossa lista é bastante completo, pois ele trabalha diferentes músculos do tríceps e do peito. Assim como a flexão de braço, essa prática demanda certa força, por isso deixe o tríceps no banco para um segundo momento, quando já estiver bem ativo.

Para realizar esse exercício, apoie as mãos de costas sobre um banco na largura dos ombros (sem abrir os braços). Então, estique as pernas para a frente e movimente o tronco para cima e para baixo.

Cuide da sua saúde em todos os momentos

O novo coronavírus reforçou a importância de fazermos exercícios físicos em casa. Mas é fundamental que a gente se mantenha atento aos cuidados com o organismo em todos os momentos. Realizar exames regularmente, por exemplo, é uma forma de cuidar da sua própria saúde. Aqui no Laboratório Cella, realizamos milhares de análises clínicas a cada mês e queremos ajudar você a cuidar do seu organismo. Conheça mais sobre o nosso trabalho!