Uma alimentação saudável é composta por dezenas de alimentos que fornecem uma série de nutrientes diferentes. Mas é importante saber que as comidas que fazem bem não se resumem às verduras, frutas, legumes, carnes, grãos etc. Os temperos e especiarias usados nas receitas também são poderosos aliados do seu organismo.

De que forma os temperos podem contribuir para uma alimentação saudável? Algumas delas fornecem substâncias essenciais e fazem um bem danado para o corpo. Quer saber quais são os principais temperos e como eles ajudam o organismo? Então confira a nossa lista completa!

Alho

Um dos coringas da cozinha, o alho é muito útil para dar sabor a uma infinidade de receitas salgadas. Seu grande trunfo é a presença de enxofre, substância responsável por reduzir infecções no organismo, sobretudo aquelas relacionadas a questões digestivas e respiratórias. Não por acaso, o alho é usado também em chás por suas propriedades expectorantes.

Além disso, o alho possui alicina, que tem uma ação antimicrobiana contra bactérias, vírus e fungos.

Açafrão (cúrcuma)

O açafrão-da-terra, conhecido como cúrcuma e gengibre amarelo, é um tempero bastante aromático. Ele se destaca por sua ação antienvelhecimento e antioxidante, além de combater sinais de Alzheimer. O açafrão possui vitamina C, vitamina B6 e potássio, ferro, cálcio, magnésio e manganês, todas essas substâncias essenciais para a saúde.

(Leia também: Colesterol bom x colesterol ruim: entenda as diferenças)

Cebolinha

A cebolinha é um daqueles temperos que dificilmente faltam na cozinha dos brasileiros. E isso é ótimo, pois a cebolinha possui vitamina A, que fortalece o sistema imunológico e atua como antioxidante, e também vitamina C, que contribui para a prevenção de várias doenças e retarda o envelhecimento.

Manjericão

Outra erva bem conhecida e também poderosa quando o assunto é saúde é o manjericão. Assim como a cebolinha, ele tem ação antioxidante, além de favorecer a digestão, reduzir a formação de gases e aliviar cólicas. E tem mais: o manjericão também ajuda a prevenir dores musculares. É realmente um grande combo de benefícios!

Tomilho

Os pequenos galhos de tomilho guardam verdadeiras riquezas para o nosso organismo. Isso sem falar que esse tempero é um dos preferidos de muitos chefs de cozinha e ajudam a levantar várias receitas.

O tomilho se destaca pela presença de substâncias conhecidas como óleos voláteis, que dão um reforço ao sistema imunológico e tem ação antimicrobiana.

Pimentas

As pimentas estão longe de ser unanimidade na mesa dos brasileiros. Alguns as consideram ardidas demais, outros gostam bastante. Fato é que incluir a pimenta nas receitas, mesmo que em doses modestas, pode ser bom para a saúde.

A maior parte das pimentas possui vitaminas A e C, além de exercerem uma ação descongestionante e de alívio de dores diversas.

Canela

Para finalizar, uma das mais conhecidas especiarias, a canela, que pode ser usada em preparos doces e salgados. Seu principal trunfo é ser um alimento termogênico, ou seja, aumenta o metabolismo e contribui para a perda de peso. A canela também pode ser usada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, por conta de seu efeito anti-inflamatório.

Tome cuidado com o sal!

Já que falamos tanto dos temperos e especiarias que fazem bem, é importante fazer também um alerta. O sal, tempero mais comum e utilizado nas mais diversas receitas, pode ser um vilão quando usado em demasia.

O excesso de sódio pode levar a quadros de hipertensão e aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, vale a pena usar o sal com moderação.

Quer saber muito mais sobre alimentação saudável e outros assuntos relevantes? Então confira os outros posts do nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde