Colesterol bom x colesterol ruim: entenda as diferenças

Uma das máximas sobre alimentação que atravessou gerações é a de que “colesterol faz mal”. O primeiro erro na afirmação é desconsiderar que existem dois tipos de colesterol e que, somente a partir daí, podemos avaliar qual dos dois faz mal e de que forma isso acontece.

Você provavelmente já ouviu falar em colesterol bom e colesterol ruim. Basicamente, o colesterol é uma lipoproteína, que pode ser de baixa ou de alta densidade. No post de hoje, explicamos o que são esses dois tipos de colesterol e a importância de uma vida equilibrada.

O que é colesterol bom (HDL)?

O colesterol bom, ou lipoproteína de alta densidade, é conhecido também como “high density lipoprotein”. O transporte das gorduras pelo organismo é realizado com a ajuda dessa substância, sempre no sentido contrário do que é feito pelo LDL, também conhecido como colesterol ruim.

O HDL retira as moléculas de gordura que estão em excesso no sangue e nos tecidos para levá-las até o fígado, órgão responsável por processar esse excesso e encaminhar para que o intestino o elimine.

Esse trabalho de limpeza exercido pelo HDL faz com que ele seja conhecido como colesterol bom, já que a ação evita o acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

O que é colesterol ruim (LDL)?

Colesterol ruim é o nome dado à lipoproteína de baixa densidade, ou “low density protein” (LDL). A diferença de densidade é determinante para apontar essa substância como colesterol ruim, mas não significa que o nosso corpo não possa conviver com a LDL.

Assim como sua irmã HDL, a LDL é uma lipoproteína com função relevante em nosso organismo. Cabe à LDL o transporte do colesterol do fígado e do intestino delgado para ser armazenado e utilizado na produção da membrana celular, da vitamina D, dos ácidos biliares e dos hormônios esteroides. Ou seja, a LDL tem grande valor para o nosso corpo.

A grande questão é que o excesso de LDL é bastante perigoso, pois leva ao seu acúmulo dentro das artérias. Quando isso acontece, podem se formar placas compostas por colesterol, gordura e outras substâncias, que podem ocasionar o entupimento das artérias e, como consequência, podem provocar infarto e derrame cerebral.

Como medir o colesterol?

Agora que você já entendeu bem as diferenças entre colesterol bom e colesterol ruim, é importante saber como medir os níveis dessas substâncias em seu organismo. Isso é possível com a ajuda do perfil lipídico.

O perfil lipídico, ou lipidograma, aponta os índices de colesterol total, triglicerídeos e colesterol da lipoproteína HDL.

E  o colesterol da lipoproteína LDL? Esse índice é medido a partir dos resultados apontados para as primeiras substâncias, ou seja, o mesmo exame permite a obtenção desses dados.

Equilíbrio vale ouro!

Quando se pensa em uma vida saudável, devemos ter em mente a palavra “equilíbrio”. Se o nosso organismo e a nossa rotina estiverem equilibradas, a tendência é que a saúde se mantenha muito mais firme.

No caso do colesterol, é importante manter certo equilíbrio entre HDL e LDL. Como fazer isso? Adote práticas saudáveis em sua vida, tais como:

  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos;
  • Evite o consumo de álcool e cigarro;
  • Procure se manter no peso adequado;
  • Adote uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

Para saber mais sobre hábitos saudáveis, vale a pena navegar pelo nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde