Usar demais o celular faz mal? Conheça 5 pontos de atenção

Você sabia que, em média, uma pessoa olha seu celular mais de 200 vezes ao dia? O número é fruto de uma pesquisa inglesa e acende um importante alerta: será que usar demais o celular faz mal?

Ter a imensidão da internet na palma da mão torna o smartphone quase irresistível às pessoas. A grande questão é se esse hábito de olhar toda hora o celular faz mal à saúde. Existem alguns pontos a serem considerados sobre o tema, por isso preparamos esse post para esclarecer cada um deles.

A grande questão é que o uso excessivo leva aos maiores problemas. Como estamos checando as notificações a todo momento, o nosso corpo pode sofrer algumas consequências desagradáveis. A dica é se controlar melhor para que não exista quase uma dependência de olhar o celular demais.

Veja quais são os problemas que podem ser causados pelo uso desmedido do smartphone.

Tensão muscular (“pescoço de texto”)

A famosa posição de cabeça baixa para conferir o celular quando estamos em pé já ganhou até apelido na medicina: “test neck” ou “pescoço de texto”. A posição do nosso pescoço, ao checarmos o celular, não é natural e por isso causa uma tensão muscular.

A postura anti-natural não causa apenas o problema no pescoço, ela pode se estender também aos braços e ombros. 

Dores nos olhos

Se fixar naquela pequena tela brilhante do smartphone também não é a coisa mais confortável do mundo para os nossos olhos. A luz forte e clara emitida pela tela do celular pode criar um desgaste nos olhos e provocar dores moderadas.

O problema associado à vista pode se agravar quando passamos muito tempo lendo textos com letras miúdas no celular. Nesse caso, existe uma soma do desgaste provocado pela luz com o esforço para visualizar o texto.

Memória prejudicada

Você sabia que os aparelhos celulares podem alterar as nossas ondas cerebrais e, consequentemente, comprometer a nossa memória? É o que mostra um estudo realizado na Alemanha com 700 adolescentes.

Os jovens passaram por testes cognitivos para avaliar a sua capacidade de memorização. Os resultados indicaram que a exposição à radiação do celular compromete algumas ondas cerebrais, o que cria dificuldades relacionadas à memória.

Mudanças comportamentais

A influência dos smartphones sobre o nosso cérebro não se dá apenas pela questão da memória. Algumas pesquisas já demonstraram que o ato de checar o aparelho centenas de vezes ao dia está associado a um comportamento compulsivo.

A explicação tem a ver com um mecanismo de recompensa associado às notificações. O nosso cérebro se sente premiado quando conferimos uma mensagem ou uma curtida. Por isso, a dica é se controlar para não ficar “refém” do celular.

Riscos para a audição

O quinto ponto de atenção relacionado ao uso excessivo de smartphones diz respeito à audição. Seja com fones de ouvido ou com o aparelho colado à orelha, escutar música ou outros conteúdos em um volume muito alto pode ser comprometedor.

O ideal é ouvir as suas músicas e programas favoritos em um volume mais moderado.

Cuide bem da sua saúde das crianças!

Quando usado em excesso, o celular faz mal de fato para a nossa saúde. É importante que pais saibam que essa dependência dos smartphones também pode ser bastante prejudicial às crianças. Um ponto positivo do aparelho, no entanto, é a possibilidade de ouvir músicas. Quer saber por quê? Então confira esse outro post do nosso blog!

 

Fonte: BBC