A cada ano, o câncer faz aproximadamente 10 milhões de vítimas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, a prevenção do câncer é um tema essencial no debate da saúde pública.

Bons hábitos de vida têm grande poder na prevenção do câncer. Eles não representam uma garantia contra o desenvolvimento da doença, mas diminuem significativamente as suas chances.

No post de hoje, apresentamos alguns dos hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção do câncer. São medidas simples que podem ser adotadas por todas as pessoas.

1- Evite o tabagismo

Fumar é um fator de risco para diferentes tipos de câncer, tais como de boca, laringe, faringe, esôfago e pulmão, o mais conhecido deles.

Vale destacar que não existem doses seguras para o consumo do cigarro, por isso ele deve ser totalmente evitado.

2- Adote uma alimentação equilibrada

Manter uma dieta rica em nutrientes e livre de alimentos ultraprocessados é importante para a prevenção do câncer e para a saúde de forma geral. A dica é diversificar e deixar a rotina alimentar repleta de frutas, vegetais e outros alimentos naturais.

3- Faça atividades físicas regularmente

Uma rotina de exercícios físicos é fundamental para uma vida plena e longeva. Vale buscar uma atividade que lhe dê prazer, pode ser caminhada, dança, natação, entre outras.

Um ponto bem relevante é a adequação do exercício físico ao seu dia a dia. Encontre uma maneira para torná-lo um hábito que não se perde depois de algumas semanas.

4- Mantenha o peso adequado

A obesidade é também um fator de risco para o desenvolvimento de câncer. Faça uma consulta com um especialista para definir o peso ideal e procure se manter próximo desse número.

A boa alimentação, aliada à prática de atividades físicas, ajuda na manutenção do peso.

5- Siga o calendário vacinal

As vacinas contra hepatite B e contra HPV são essenciais para prevenir as duas doenças e, indiretamente, reduzem também as chances de câncer. Isso acontece porque o câncer de fígado está relacionado ao vírus causador da hepatite B e o câncer de colo de útero está associado ao HPV.

6- Tenha cuidado com a exposição ao sol

O sol é considerado um aliado por conta da vitamina D, mas é recomendável ter cuidado com relação aos horários de exposição.

Entre 10h e 16h, o ideal é não estar totalmente exposto ao sol. Caso seja inevitável, vale usar protetor solar, camisa de manga longa e calça comprida para minimizar os riscos.

7- Valorize o aleitamento materno

O leite materno é considerado o mais completo dos alimentos. Por isso, é importante que o bebê tenha acesso a ele no início da sua vida.

O aleitamento materno também tem um impacto positivo no organismo da mãe, sendo uma forma de reduzir as chances de desenvolvimento de câncer de mama.

Outubro Rosa e Novembro Azul

A prevenção do câncer é um tema que deve estar presente de forma permanente nos debates sobre saúde pública. No último trimestre de cada ano, existem campanhas voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata. Conheça a história do Outubro Rosa e do Novembro Azul para saber mais sobre a prevenção da doença!

 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)