Se alguém perguntar para você como estão os cuidados com a sua saúde, qual seria a sua resposta? Certamente, as pessoas que se preocupam sobre como ter uma alimentação saudável poderiam responder que tomam cuidados essenciais para manter o corpo em ordem.

As escolhas alimentares são fundamentais para a saúde do organismo, nos mais diversos sentidos. No post de hoje, reforçamos a sua importância e trazemos dicas sobre como ter uma alimentação saudável. Confira com atenção para, se for necessário, fazer os ajustes necessários em sua dieta.

A importância em manter a imunidade fortalecida

Dentre os vários benefícios proporcionados por uma alimentação saudável, vale um destaque especial para a imunidade. Uma dieta rica em diferentes frutas, verduras, legumes e outros alimentos naturais contribui para o aumento da imunidade, o que traz maior proteção ao organismo como um todo.

Há dezenas de exemplos de vegetais que são extremamente benéficos à saúde. Maçã, banana, abacate, limão, alface, agrião, beterraba e espinafre são apenas alguns exemplos. Independentemente da sua escolha pessoal pela questão do paladar, a recomendação básica é diversificar bem a dieta e buscar a variação entre os dias da semana. A boa e velha história do “prato colorido” é bastante válida para ajudar nessa diversificação.

As quantidades também devem ser consideradas

Além de variar bem a dieta entre os alimentos mais saudáveis, é importante manter o balanceamento em relação às quantidades. Isso significa manter um nível adequado na ingestão dos nutrientes essenciais, como carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e vitaminas.

Sobre as quantidades, também vale alertar sobre o equilíbrio na dieta. O exagero, ou seja, consumir mais calorias do que gastá-las, pode levar à obesidade e a outras complicações. Já uma dieta muito pobre pode provocar um emagrecimento excessivo e reduzir a resistência do organismo.

Como ter uma alimentação saudável em 10 passos fundamentais

De forma objetiva, podemos estabelecer a alimentação saudável em 10 medidas. Juntas, elas são muito poderosas e ajudam bastante na proteção de seu organismo.

1- Valorize e priorize alimentos in natura.

2- Tenha cuidado com as quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar em suas receitas.

3- Limite ou até evite o consumo de alimentos processados.

4- Coma em horários regulares e com atenção plena.

5- Faça refeições em ambientes apropriados e na companhia de outras pessoas para evitar a pressa na ingestão dos alimentos.

6- Busque locais que vendem alimentos frescos para manter a despensa abastecida com comida saudável.

7- Desenvolva habilidades culinárias e pesquise receitas saudáveis.

8- Use o tempo com inteligência para garantir um período adequado para realizar cada refeição; lembre-se de mastigar bem os alimentos.

9- Quando comer fora de casa, priorize locais que servem pratos preparados na hora.

10- Seja crítico em relação às propagandas de alimentos e procure se informar por diferentes fontes.

Cuide sempre da sua saúde!

Agora que você já sabe bem como ter uma alimentação saudável, deixamos uma dica final. Aqui no Laboratório Cella, realizamos mais de 500 exames para ajudar as pessoas de Sorriso e de cidades próximas a se prevenir contra diferentes doenças. Faça exames regularmente para manter a saúde sob controle e para detectar doenças ainda em fase precoce. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Fonte: Ministério da Saúde