O que você tem feito para manter a saúde em dia? Bons hábitos alimentares e exercícios físicos ajudam, mas o post de hoje trata especificamente dos benefícios da ioga para o seu bem-estar.

A ioga é uma forma de se exercitar e, ao mesmo tempo, trabalhar para um maior equilíbrio interior. Esse conjunto de posturas foi criado na Índia e está muito ligado a práticas de meditação. De forma bem resumida, a ioga pode ser definido como uma filosofia que valoriza corpo, espírito e mente como três pilares do bem-estar.

Veja a seguir quais são os principais benefícios da ioga para a sua vida.

Potencialização da saúde em seu sentido amplo

O primeiro grande benefício da ioga é bastante abrangente e diz respeito à ideia de paz de espírito que essa filosofia defende. Todos os exercícios e os ensinamentos que compõem a ioga contribuem para um estado de harmonia e serenidade.

Esse aspecto traz uma força interior que se reflete na saúde de uma forma ampla. Com isso, há uma tendência ao fortalecimento da imunidade, o que favorece o organismo como um todo.

Melhora do sono

Dormir bem é considerado um dos principais componentes para a saúde, pois uma boa noite de sono tem caráter revitalizante. E como a ioga ajuda na redução da ansiedade – um dos fatores que podem comprometer a qualidade do sono –, é mais um ponto a favor da prática. Além disso, a sequência de exercícios traz relaxamento e equilíbrio, o que se reflete também na facilidade para pegar no sono.

Flexibilidade e alongamento

Quando pensamos em ioga, logo vêm à mente alguns exercícios que envolvem flexibilidade e alongamento. Todo o processo da ioga tem como um de seus focos melhorar a elasticidade.

Estar com o alongamento em dia ajuda na rotina de uma maneira geral. Além disso, exercícios físicos que visam manter a boa forma também se tornam mais fáceis quando se tem boa flexibilidade.  

Regularização do sistema respiratório

Respirar corretamente é um dos pontos fundamentais para o bem-estar e a conquista de uma saúde de ferro. O pranayama, técnica que compõe a série de exercícios da ioga, envolve o controle da respiração.

Seu objetivo é aprimorar o ritmo da respiração, o que contribui para evitar doenças e outros problemas respiratórios.

Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares

A exemplo de exercícios como natação e caminhada, a prática da ioga representam um reforço para a saúde cardiovascular. Isso acontece porque as posturas levam à redução no IMC (Índice de Massa Corporal), da pressão sanguínea e do colesterol.

Vale destacar que a prevenção contra doenças cardiovasculares é de grande importância, pois eventos como um acidente vascular cerebral podem ser fatais.

Fortalecimento da memória

Você tem facilidade para se lembrar das coisas? Praticar ioga regularmente preserva as regiões do nosso cérebro que estão associadas à atenção e memória. Os exercícios realizam um papel de proteção, ou seja, retardam o processo de degeneração cerebral.

Mantenha o corpo em movimento!

Conhecer os benefícios da ioga é uma forma de se motivar para adotar uma rotina regular de exercícios. Além da prática das posturas, é válido combinar também outras atividades que coloquem o corpo em movimento. A caminhada, por exemplo, é muito positiva para o organismo. Quer outras sugestões de exercícios? Então confira o nosso post sobre o tema!