Andropausa: 5 mitos e verdades para esclarecer a condição hormonal

A menopausa é uma condição hormonal bastante conhecida que afeta mulheres por volta dos 50 anos de idade. No caso dos homens, as alterações hormonais também podem ter impacto e levar ao desenvolvimento da andropausa, condição relacionada à baixa produção de testosterona.

A testosterona é um hormônio muito importante para o funcionamento do organismo masculino. Ela é produzida nos testículos e nas glândulas suprarrenais. É, para o homem, o equivalente ao que o estrógeno é para a mulher. Ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções. A testosterona também afeta muitas atividades metabólicas, como produção de células do sangue na medula óssea, formação do osso, metabolismo de lipídios, metabolismo de carboidratos, função hepática e crescimento da próstata.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a andropausa que costumam causar muitas dúvidas entre os homens.

1- A diminuição da libido é o único sintoma da andropausa: MITO

Embora seja o sintoma mais conhecido da andropausa, a diminuição da libido não é o único fator que indica essa condição hormonal.

Falta de energia, redução da força muscular, perda de altura, sensação de tristeza com maior frequência, ereções menos vigorosas, diminuição nas atividades esportivas, sonolência após o jantar e queda no desempenho profissional são alguns dos sintomas que merecem atenção.

2- Queda de testosterona pode afetar o organismo de várias formas: VERDADE

Quando a disponibilidade de testosterona no organismo cai, algumas funções do organismo podem ser prejudicadas. Respostas típicas à níveis baixo de testosterona biodisponível incluem:

  • Libido baixa;
  • Mudanças emocionais, psicológicas e comportamentais;
  • Massa muscular diminuída;
  • Perda da força muscular;
  • Aumento da gordura central;
  • Osteoporose, dores nas costas;
  • Aumento do risco cardiovascular.

3- Transição para a andropausa pode ser gradual: VERDADE

A andropausa não tem um marco específico para determinar o seu início. No caso da menopausa, a interrupção do ciclo menstrual é o indicativo biológico mais evidente.

A transição dos homens para a fase de andropausa pode se estender por anos ou décadas e acontecer com a chegada lenta de sintomas que podem se intensificar com o passar do tempo.

4- Andropausa pode afetar a saúde mental: VERDADE

A diminuição dos níveis de testosterona pode levar a problemas de saúde mental, tais como depressão, irritabilidade e ansiedade.

É muito importante que os homens não subestimem essas condições e busquem ajuda médica, já que elas podem trazer prejuízos em várias esferas da vida.

5- Todos os homens sentem os efeitos da andropausa: MITO

Assim como acontece na menopausa nas mulheres, nem todos os homens são diretamente afetados pelos sintomas da andropausa.

A partir dos 40 anos de idade, podem surgir os primeiros sintomas. Alguns homens podem ter sintomas muito leves ou mesmo viver a fase da andropausa sem grande impacto na sua rotina.

Aprenda muito mais sobre saúde masculina e feminina

Andropausa e menopausa são temas relevantes que devem ser conhecidos por todas as pessoas. Há dezenas de outros assuntos relacionados a hábitos de vida saudável que podem ajudar você a ter mais longevidade e qualidade de vida.

Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, temos uma grande biblioteca de conteúdo para você aprender sobre nutrição, prevenção de doenças e muito mais.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)