Resfriado, gripe ou algo mais grave? Aprenda a identificar
Tosse, coriza e indisposição costumam ser interpretadas como resfriado ou gripe e, geralmente, não se prolongam por muito tempo. Porém, certos sintomas atribuídos a essas condições mais comuns podem indicar problemas mais graves.
Como saber se você está com resfriado, gripe ou alguma doença que demanda mais atenção, como pneumonia, sinusite e amigdalite? É fundamental procurar o médico, mas vale saber que existem alguns sinais importantes para não interpretar quase tudo como gripe ou resfriado.
Confira quais são os cinco principais indícios de que um aparente resfriado ou gripe podem sinalizar algo mais grave.
1- Dor de cabeça
Quadros de resfriado dificilmente levam a pessoa a sentir dor de cabeça. No caso da gripe, esse sintoma pode aparecer, mas costuma ser uma dor mais branda.
De acordo com a intensidade e a duração dessa condição, é válido considerar uma avaliação médica. Há muitos casos de sinusite que são confundidos com resfriados ou gripes.
2- Dores localizadas e persistentes
Pequenas dores no corpo estão entre os sintomas mais comuns da gripe. Mas não é usual que essa condição se estenda por muitos dias ou apareça em uma intensidade muito elevada.
Caso você sinta dores em diferentes partes do corpo, não menospreze esse sinal, pois é provável que a gripe esteja acompanhada de alguma doença mais grave.
3- Febre muito alta
Febre é outro sintoma recorrente de gripe e pode aparecer também em casos de resfriado. Assim como em relação às dores de cabeça e no corpo, é recomendável prestar atenção na intensidade.
Febre alta – acima de 39 graus – deve ser vista com preocupação, pois aponta como o corpo está com dificuldades para combater os agentes invasores. Procure um médico em situações como essa para identificar o problema e ter o melhor encaminhamento para solucioná-lo rapidamente.
4- Alterações gastrointestinais significativas
É bastante raro que resfriados estejam associados a sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. Essas três alterações no organismo podem até se manifestar em casos de gripe, mas merecem a sua atenção.
As disfunções gastrointestinais costumam ter relação com outras doenças ou ações de microorganismos invasores, tais como o rotavírus. Por isso, não subestime esses sintomas.
5- Retorno de sintomas que tinham desaparecido
Seja para resfriado, gripe ou outras doenças com diferentes origens e sintomas, esse é um ponto a ser observado de perto. Sintomas que desaparecem e retornam depois de alguns dias ou semanas podem sinalizar uma dificuldade do organismo em combater o problema com eficiência.
Essa volta de sintomas que haviam parado é algo raro para resfriados e gripes. Em geral, isso acontece em casos de doenças mais graves, então a recomendação é buscar ajuda médica.
Mantenha em dia seus exames para cuidar bem do organismo!
Resfriados, gripes e qualquer tipo de alteração em nosso corpo merece atenção para evitar que se agravem. Uma das formas de se certificar de que seu organismo está protegido é manter os exames em dia!
No Laboratório Cella, realizamos mais de 500 tipos de exames, um dos motivos que nos tornaram uma referência em análises clínicas no estado do Mato Grosso. Conheça o nosso trabalho e tire todas as dúvidas sobre os exames disponíveis!
Fonte: Ministério da Saúde