Durante o outono, o calor diminui progressivamente, até que chegamos aos meses mais frios do ano. O inverno, que começa no dia 21 de junho, exige alguns cuidados especiais em relação à saúde, por isso as pessoas devem ficar atentas para não adoecerem.

É muito importante tomar alguns cuidados no inverno. No post de hoje, contamos quais são as principais medidas a serem tomadas para preservar a saúde na época mais fria do ano.

Evite deixar a casa totalmente fechada

Na tentativa de se proteger do frio, muita gente supõe que fechar a casa é a solução para os dias com a temperatura mais baixa. De fato, você sentirá o ambiente mais aquecido, mas a falta de ventilação e de circulação de ar pode trazer problemas.

As gripes e resfriados se relacionam, em grande medida, com ambientes fechados em que o ar fica “preso” por muito tempo. Vírus e bactérias são favorecidos pela falta de circulação e podem se proliferar nessas condições.

Tome cuidado com a exposição prolongada ao frio

O corpo humano tem de se manter em uma temperatura estável para realizar as suas funções básicas. Quando nos expomos demais ao frio, criamos uma sobrecarga no organismo, pois ele se prepara para evitar a perda de calor. Uma das consequências é a contração dos vasos sanguíneos, o que obriga o coração a fazer um esforço maior para bombear o sangue.

Para preservar o seu corpo durante o inverno, a dica é tomar cuidado com o choque térmico e com as temperaturas muito baixas. Os grupos de risco para doenças cardiovasculares devem ter atenção redobrada nesse ponto. Aí estão incluídos idosos, hipertensos, diabéticos, fumantes e pessoas sedentárias.

Não tome banhos muito quentes

Um banho bem quente pode trazer uma sensação agradável, mas é prejudicial ao nosso corpo. A dica é deixar a temperatura da água morna, pois isso reduzirá o choque térmico no momento de sair do banho.

Outro ponto negativo do banho excessivamente quente é o dano causado à pele, que pode ressecar e, em alguns casos, queimar.

Tenha atenção com sua alimentação

Comer bem e manter uma dieta equilibrada é uma dica de ouro para todas as estações do ano. Mas, no inverno, vale sublinhar esse aspecto.

A estação mais fria do ano nos convida a consumir alguns pratos mais calóricos e também a comer em quantidades maiores. É importante manter a moderação e não abusar dos preparos menos saudáveis.

Outro ponto importante é rechear o cardápio com alimentos que favorecem o sistema imunológico, pois o inverno nos deixa mais expostos a diferentes doenças. Entram nesse grupo as frutas cítricas como laranja e limão; folhas como couve e espinafre; e frutas oleaginosas como a castanha-do-pará e o amendoim.

Mantenha um nível adequado de consumo de água

Uma dica básica de saúde para todas as épocas do ano é beber bastante água. Em média, a recomendação é ingerir dois litros por dia. O grande problema é que o tempo mais frio tira de muitas pessoas a vontade de beber água. Isso acontece porque temos a tendência de sentir mais sede nos dias de calor intenso.

Porém, a necessidade de hidratação do corpo se mantém durante o inverno. Por isso, tenha atenção a respeito da quantidade de água ingerida. Lembre-se que o seu organismo fica mais vulnerável quando não está devidamente hidratado.

Os seus exames estão em dia?

Tomar certos cuidados no inverno é fundamental para manter a saúde em dia. Anotou todas as nossas dicas? Para finalizar, reforçamos a importância de realizar exames regularmente para manter a saúde sob controle. Em Sorriso (MT), o Laboratório Cella é a principal referência em análises clínicas. Fale com a gente agora mesmo!

Fonte: Organização Mundial da Saúde