Realizar exercícios físicos é um dos hábitos mais saudáveis que devemos cultivar em nosso dia a dia. Uma das alternativas é abraçar diferentes tipos de dança para chacoalhar o esqueleto e, ao mesmo tempo, ajudar o organismo.

Vários tipos de dança podem ser benéficos como atividades aeróbicas para manter a saúde em dia. No post de hoje, trazemos uma série de opções para você escolher as suas favoritas e poder variar em sua rotina de exercícios físicos.

1- Samba

O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. O samba proporciona um gingado maior e contribui especialmente para trabalhar os grupos musculares das pernas e glúteos.

2- Funk

Outro ritmo de dança bastante popular no Brasil, o funk tem grande valor do ponto de vista aeróbico. Certas músicas trazem momentos acelerados que fazem a gente se movimentar pra valer! Além disso, a variedade de passos do funk é outro trunfo desse ritmo do ponto de vista dos exercícios físicos.

3- Zumba

A zumba, que ganhou bastante popularidade nos últimos anos, é um ritmo bem intenso e ideal para quem procura um exercício um pouco mais puxado. Se o seu objetivo é queimar calorias, a zumba certamente está entre as principais opções. Suas coreografias são carregadas de latinidades e carregam uma energia bem forte!

4- Balé clássico

Uma das danças mais respeitadas e conhecidas, o balé clássico traz ritmos menos intensos e muito positivos para variar um pouco os estilos. Mas não se engane: esse ritmo é bastante desafiador e traz movimentos complexos. Manter posições difíceis, por exemplo, ajuda na construção de força muscular e resistência respiratória.

5- Dança do ventre

A dança do ventre é uma das melhores maneiras de desenvolver o ritmo em várias partes do corpo. Mais conhecida pelo movimentos dos quadris, a dança do ventre também é excelente para trabalhar o abdômen, peito, braços, costas e ombros. Um ponto positivo dessa dança é exigir pouco esforço de alongamento, o que faz dela uma ótima opção para quem busca um exercício menos intenso.

6- Dança africana

A dança que mistura diferentes ritmos africanos trabalha principalmente as pernas e o quadril. Esse ritmo proporciona um desafio moderado em termos de alongamento e também ajuda a desenvolver uma boa respiração. Existem, ainda, danças aeróbicas mais intensas que são baseadas nos ritmos africanos.

7- Dança de salão

Um dos ritmos de dança mais tradicionais e que certamente não poderia ficar fora da nossa lista, a dança de salão é ótima também como exercício físico. Embora menos intensa do que outras danças, o seu valor está justamente nesse ponto, já que casais mais velhos e podem ter na dança de salão o seu principal exercício físico. A dança de salão é ótima para um maior equilíbrio e coordenação com o parceiro.

Vamos colocar o corpo em movimento?

Viu só quantas opções nós temos para realizar atividades físicas? Movimentar o corpo não precisa ser algo cansativo e pouco agradável, você pode escolher os tipos de dança que mais lhe agradam para se divertir e fortalecer a saúde ao mesmo tempo. Fugir do sedentarismo é uma iniciativa fundamental para termos uma vida mais plena e com menos riscos de doenças. Aqui mesmo no nosso blog, temos outros posts sobre o tema. Confira!

 

Fonte: Ministério da Saúde