5 mitos e verdades sobre colesterol que você deve conhecer

Você sabe o que é colesterol? Muitas pessoas têm dúvidas a respeito desta palavra tão associada a questões alimentares.

O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções, como a produção de alguns hormônios. É preciso que as pessoas consumam colesterol de forma equilibrada para que seus níveis se mantenham regulares.

Vamos descobrir quais são os maiores mitos e verdades relacionados ao colesterol?

1- Existe “colesterol bom” e “colesterol ruim”: VERDADE

Existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O HDL é conhecido popularmente como o “colesterol bom”, porque ele tem uma função de proteção das artérias e também é responsável por dificultar a entrada do LDL.

Já o LDL é conhecido como “colesterol ruim” principalmente porque o seu acúmulo pode aumentar a chance de problemas cardiovasculares, tais como Acidente Vascular Cerebral (AVC), morte súbita e doença coronariana.

2- Problemas de colesterol podem ser hereditários: VERDADE

A hereditariedade é um fator a ser considerado no controle do colesterol. Pesquisas já demonstraram que pessoas com hábitos saudáveis podem ter problemas de colesterol por conta da herança genética.

Por isso, é fundamental fazer exames e acompanhar de forma rígida os níveis de colesterol para avaliar a necessidade de medicamentos que ajudem a controlá-los.

Além disso, é importante que bons hábitos, como alimentação equilibrada e atividades físicas, sejam adotados.

3- Hábitos saudáveis não fazem a diferença no controle do colesterol: MITO

É fato que a hereditariedade contribui para eventuais desequilíbrios nos níveis de colesterol. Porém, ela não é o único aspecto que influencia nessas variações.

Tanto para pessoas com predisposição genética e principalmente para aquelas que não têm histórico familiar de colesterol alto, os hábitos saudáveis são muito importantes.

Praticar atividades físicas regularmente, abandonar o tabagismo e evitar alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas são algumas das iniciativas importantes para a manutenção do equilíbrio nos níveis de colesterol. Além disso, os bons hábitos contribuem para a prevenção de diversas doenças.

4- Apenas pessoas obesas têm colesterol alto: MITO

Embora a obesidade seja um fator de risco que aumenta as chances de desequilíbrios nos níveis de colesterol, não existe uma regra de que pessoas magras estejam livres de problemas dessa ordem.

Este é um mito que deve ser compreendido por pessoas magras, que também devem manter bons hábitos de vida para evitar problemas futuros relacionados ao colesterol. 

5- Gordura trans pode aumentar os níveis de colesterol circulante: VERDADE

A gordura trans não é uma das grandes vilãs alimentares por acaso. É recomendável que as pessoas evitem todos os alimentos que contêm gorduras trans, pois, entre outros problemas, elas contribuem para criar desequilíbrio nos níveis de colesterol.

A dica é fugir dos alimentos industrializados ricos em gorduras e priorizar, sempre que possível, alimentos in natura e frescos.

Aprenda muito mais sobre hábitos saudáveis

Conhecer os mitos e verdades a respeito do colesterol é muito importante, já que o tema gera dúvidas em quase todas as pessoas. 

Se você deseja aprender muito mais sobre hábitos saudáveis, vale conferir outros conteúdos disponíveis aqui no blog do Laboratório Cella. São dezenas de textos com dicas e orientações para quem busca ter uma vida mais plena e saudável.

Fonte: Ministério da Saúde