Quem deseja ter uma vida plena e longeva está sempre em busca das comidas mais saudáveis. Para isso, é muito importante saber quais alimentos fornecem as substâncias que o nosso organismo adora.

Alguns minerais estão entre essas substâncias presentes nas comidas mais saudáveis. Você provavelmente já ouviu falar de vários deles, mas talvez não saiba por que são tão ricos para o nosso bem-estar.

Conheça sete minerais que não devem faltar na sua dieta!

1- Ferro

O mais conhecido dos minerais é fundamental para as nossas funções vitais. Ele é um componente muito importante do sangue, por isso colabora para o transporte de oxigênio pelo corpo.

Por ser tão relevante para o nosso corpo, a carência de ferro pode provocar anemia, com sintomas como fraqueza, perda de apetite e tontura. Algumas das principais fontes de ferro são feijão, fígado, castanha de caju e gema de ovo.

2- Selênio

Menos conhecido, mas nem por isso menos importante, o selênio tem função antioxidante, ou seja, combate os temidos radicais livres. Além dessa importante função de defesa, o selênio ajuda no funcionamento da tireoide.

Onde encontrar selênio? Em fontes como gema de ovo, semente de chia, carne de boi e soja.

3- Magnésio

Outro dos minerais essenciais, o magnésio ajuda no controle celular, no metabolismo de energia e no transporte de outros dois minerais, o cálcio e o potássio. Também tem influência no controle da pressão sanguínea e na formação de ossos e de anticorpos. A falta de magnésio no corpo pode favorecer doenças perigosas como diabetes e hipertensão.

O magnésio é encontrado em fontes como peito de frango, feijão, leite de vaca e banana.

4- Potássio

Já que mencionamos o potássio, vale a pena falar dele de forma mais aprofundada. Trata-se do mineral que está presente em maior quantidade dentro das nossas células, portanto, é indispensável para o bom funcionamento do organismo em cada detalhe.

A banana é a fonte mais conhecida de potássio, mas ele também está presente em boas quantidades no abacate, na clara do ovo, na quinoa e no feijão.

5- Fósforo

Importante na formação de ossos e dentes, o fósforo é também parte da estrutura da membrana celular. Outro papel de destaque desse mineral é a manutenção dos níveis do pH no organismo.

Novamente, feijão e gema do ovo são fontes de destaque, assim como o leite de vaca e o fígado de frango.

6- Cálcio

É claro que o cálcio não poderia ficar de fora da nossa lista, já que ele é o mineral mais abundante em nosso organismo. O cálcio tem funções estruturais, sendo mais conhecido pela composição de ossos e dentes. O que muita gente não sabe é que ele auxilia também no bom funcionamento cerebral.

Fontes de cálcio? A mais conhecida é o leite de vaca, mas o mineral também pode ser encontrado na soja, no feijão, gergelim e na costela de porco.

7- Zinco

E, por fim, chegamos à letra Z de zinco! Esse mineral desempenha uma função pra lá de importante em nosso corpo, a quebra de moléculas. Os processos químicos com os quais o zinco colabora são decisivos para a formação cerebral, reprodução, formação óssea e cicatrização de feridas.

O grão de bico é uma fonte bem conhecida de zinco, assim como a polpa de coco, a castanha de caju e, adivinha, o ovo de galinha!

Quer aprender tudo sobre comidas mais saudáveis?

Se você está de olho na alimentação e procura sempre pelas comidas mais saudáveis, certamente vai curtir outros posts aqui do nosso blog. Temos conteúdos sobre colesterol, alimentação infantil, verduras e muito mais. Confira agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde