Um dos mais importantes componentes do nosso corpo, o sangue é um tecido conjuntivo líquido que transporta substâncias fundamentais pelo organismo. Algumas curiosidades sobre o sangue humano impressionam e reforçam o seu valor.

No post de hoje, apresentamos oito das mais destacadas curiosidades sobre o sangue humano. Saiba mais a respeito desse tecido líquido tão relevante para a nossa saúde.

1- Velocidade

Uma célula de sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) podem percorrer todo o organismo em apenas 30 segundos. Essa agilidade faz toda a diferença para a manutenção de nossas funções vitais.

2- Força de propulsão

O coração não é um órgão tão valorizado por acaso. A chave de nosso sistema circulatório cria uma pressão elevada para fazer com que o sangue trafegue rapidamente pelo organismo. A força de propulsão gerada pelo coração seria capaz de elevar o sangue a uma altura de nove metros!

3- Pus é resultado de uma ação de defesa do sangue

O líquido amarelado que fica sobre algumas feridas recém-curadas costuma causar asco em muitas pessoas. Porém, o pus nada mais é do que o resultado de uma ação de defesa do organismo. O pus é um conjuntos de glóbulos brancos que morreram durante o combate a uma determinada infecção.

4- Segunda-feira, o dia dos ataques cardíacos

Você sabia que segunda-feira é o dia em que mais ocorrem ataques cardíacos? A razão para esse fato é a elevação dos índices do hormônio relacionados ao estresse como cortisol e adrenalina em nosso sangue no início da semana.

5- Tipo sanguíneo influencia performance esportiva

Pessoas do grupo AB apresentam uma resistência física maior do que aquelas com o tipo sanguíneo O. Essa diferença de performance foi observada em um estudo realizado nos Estados Unidos.

6- AB negativo, o tipo sanguíneo mais raro do mundo

Menos de 1% da população mundial apresenta o tipo sanguíneo AB negativo, o que faz dele o mais raro dentre todos os tipos. Já os mais comuns são O positivo e A positivo.

7- A incrível frequência dos glóbulos vermelhos

A cada segundo, 2 milhões de glóbulos vermelhos morrem no corpo de um adulto. Também a cada segundo, a nossa medula óssea produz outros 2 milhões de glóbulos vermelhos para fazer a reposição.

8- Por que cortes pequenos geram uma dor maior?

Cortar-se com uma folha de papel dificilmente gera uma grande perda de sangue, mas a dor chega a ser bem forte. Isso acontece porque, em cortes superficiais, não há sangue para proteger os nervos e possibilitar a redução da dor.

Faça exames de sangue regularmente

Descobrir algumas das mais incríveis curiosidades sobre o sangue humano é também uma oportunidade para nos lembrarmos dos cuidados com a saúde. Você tem feito exames de sangue com regularidade? Por meio desse tipo de procedimento, é possível identificar diferentes doenças e verificar os níveis de substâncias importantes para o nosso corpo. Mantenha os seus exames em dia com a ajuda do Laboratório Cella!