Uma vida ativa é essencial para mantermos a saúde em dia. Por isso, saber como fortalecer os joelhos é uma maneira de se manter apto a realizar exercício diversos.

Quando temos algum tipo de problema nos joelhos, ainda que sejam dores leves, fica mais difícil manter uma rotina de exercício. Saiba como fortalecer os joelhos com cinco dicas de exercícios que todos podem fazer!

(Leia também: Dores musculares: bolsa de  gelo ou bolsa de água quente?)

1- Agachamento

Um dos mais conhecidos exercícios de musculação, o agachamento consiste em flexionar bem as pernas e se abaixar. Na sequência, você volta à posição ereta e reinicia o processo.

O agachamento trabalha bem as articulações dos joelhos, além de fortalecer grupos musculares próximos, tais como panturrilhas e posteriores das coxas.

2- Abdução de quadril

Outro bom exercício para os joelhos é a abdução de quadril. Para fazê-lo, você deve se deitar de lado e levantar uma das pernas sem dobrá-la. Na sequência, basta se virar e repetir a atividade com a outra perna.

A abdução de quadril ajuda no fortalecimento dos glúteos e dos músculos internos das coxas, os adutores.

3- Extensão de joelho

A extensão de joelho consiste em se sentar em uma cadeira e levantar uma das pernas até que ela fique reta. Esse é um exercício que pode ser feito em uma cadeira extensora (equipamento de academia) e também em uma cadeira simples com algum tipo de peso na canela.

O esforço para levantar a perna ajuda a fortalecer o quadríceps, parte anterior da coxa.

4- Flexão de joelhos

A flexão de joelhos nada mais é do que um exercício em que você faz alguma força para dobrar os joelhos. Em geral, é feita em uma cadeira ou mesa flexora, mas também é possível fazer esse exercício em pé com caneleiras que aumentam a carga sobre a perna. Lembre-se sempre de tomar cuidado com o peso escolhido e procure a ajuda de um especialista.

Com a flexão de joelhos, o corpo trabalha músculos dos glúteos e posteriores da coxa.

5- Elevação de quadril

Como o próprio nome sugere, a elevação de quadril consiste em levantar essa parte do corpo para gerar um esforço muscular. Para executá-lo, você deve se deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos, esticar os braços ao lado do corpo, e elevar o quadril mantendo os pés apoiados no chão.

Esse é um exercício bem completo, pois fortalece todos os músculos posteriores das coxas e dos glúteos.

A boa e velha caminhada

Além dos cinco exercícios apresentados acima, é sempre importante reforçar o valor de uma boa caminhada. Andar é uma atividade leve bastante positiva para o corpo e especialmente para fortalecer os joelhos.

Uma dica complementar é prestar atenção no calçado escolhido. Andar, mesmo sendo uma atividade leve, pode gerar sobrecarga nos joelhos se você não tiver um tênis que garanta bom amortecimento.

Mantenha uma rotina ativa!

Seja com caminhada, com exercícios localizados ou com outras atividades, é muito importante manter uma rotina ativa. Aqui mesmo em nosso blog, temos diferentes conteúdos bem bacanas, com dicas de exercícios para manter o corpo em movimento. Que tal cair na dança? Ou mesmo realizar atividades simples dentro de casa? Confira esses e outros artigos do nosso blog agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde