Corrida faz bem para a saúde? Muito mais do que imaginamos!
Colocar o corpo em movimento é uma atitude positiva para pessoas com diferentes idades e perfis. A corrida faz bem para a saúde em vários sentidos e pode representar uma verdadeira transformação no organismo.
Se você precisa de um incentivo para se tornar mais ativo fisicamente, vale a pena considerar a corrida. Entenda a seguir quais são os principais benefícios do exercício para uma vida mais saudável.
1- Redução do risco de desenvolver várias doenças
Um dos trunfos da corrida é colaborar para a eliminação da gordura visceral. Por essa razão, o exercício é um aliado na busca por reduzir o risco de diabetes, hipertensão, AVC e doenças cardíacas como infarto. Além disso, a corrida deixa o coração mais forte e eficiente para cumprir sua função de bombear o sangue para o corpo.
Correr também é uma forma de diminuir o risco de osteoporose e osteopenia nos membros inferiores, já que o impacto da corrida deixa os ossos mais resistentes.
(Leia também: Como começar a correr com segurança: 5 dicas de ouro)
2- Queima de calorias e emagrecimento
Você sabia que 45 minutos de corrida em ritmo moderado pode representar a queima de 400 calorias para uma mulher de 55 kg? Esse índice é superior ao registrado por outras atividades, tais como natação e bicicleta.
A corrida tem um benefício adicional de aumentar o número e o tamanho das mitocôndrias, estruturas que ganham eficiência na geração de energia. Com isso, a queima de gordura se intensifica e o corredor tem a tendência de perder peso.
3- Fortalecimento da musculatura
Por ser um forte exercício de impacto sobre as pernas, a corrida é uma parceira no fortalecimento muscular. As passadas contribuem para o ganho de tônus da musculatura da parte inferior do corpo (glúteos, coxas e panturrilhas). Para potencializar esse efeito, a corrida deve ser praticada com regularidade e frequência, bem como com uma carga de treinamento adequada com a instrução de um especialista.
Uma forma de fortalecer ainda mais a musculatura é unir a corrida a um treinamento de força (musculação). Para isso, também é importante ter a orientação de um instrutor.
4- Equilíbrio mental e emocional
Praticar atividades intensas como a corrida estimula a produção de endorfina e serotonina. Esses dois neurotransmissores promovem a sensação de bem-estar, ajudam a relaxar e melhoram o humor.
Manter altos níveis de endorfina e serotonina no organismo é benéfico para a saúde mental. Essa é uma forma de reduzir o risco de transtornos como ansiedade e depressão, além de ser um aliado no seu tratamento.
5- Regulação do sono
Segundo estudos realizados em vários países, o exercício físico regular ajuda a melhorar a qualidade do sono. A ciência indica que distúrbios como a insônia podem ser atenuados pela prática de esportes.
Afinal, por que a corrida faz bem para o nosso sono? Entre as razões, estão a produção de neurotransmissores que ajudam a relaxar e controlar a ansiedade e o gasto energético proporcionado pelo esporte, o que gera um forte cansaço e facilita a busca por um sono reparador e profundo.
Corrida faz bem em vários sentidos!
Buscar uma vida de mais atividades físicas é uma atitude que faz a diferença. A corrida faz bem ao nosso organismo de várias maneiras, por isso vale inserir esse exercício em sua rotina.
Se você busca ter uma vida cada vez mais saudável, aproveite para ler outros conteúdos disponíveis aqui mesmo no blog do Laboratório Cella.