7 hábitos para uma vida saudável que você pode adotar em 2020

Ano novo, vida nova! O que você planejou para mudar em sua rotina a partir de 2020? Existem vários hábitos para uma vida saudável que podem ser incorporados ao seu dia a dia.

Algumas mudanças simples fazem uma diferença danada e podem ser decisivas para um ano melhor do que o anterior. Os sete principais hábitos para uma vida saudável são o tema deste post. Saiba quais são eles e comece já!

1- Faça ajustes em sua alimentação

A alimentação que adotamos em nossa rotina é um fator importantíssimo para melhorar a saúde e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida. Muitas pessoas ficam um pouco aflitas ao ouvir falar em ajustes, pois já pensam logo em todas aquelas restrições.

A boa notícia é que uma alimentação mais saudável não necessariamente representa mudanças radicais. O simples ajuste nas porções faz uma diferença significativa. Por exemplo, evitar exageros nos alimentos ricos em gorduras e açúcares é uma atitude importante. Saiba mais sobre alimentação neste outro post do nosso blog.

2- Crie uma rotina de exercícios físicos

O segundo grande pilar para uma vida mais saudável e a prevenção contra doenças é a prática de exercícios físicos. Assim como na questão alimentar, não se trata de uma revolução, não é preciso virar atleta para manter o corpo em movimento.

Caminhadas leves são um exemplo clássico de um exercício que faz bem ao organismo e afasta a gente do sedentarismo. Também aqui no blog, apresentamos algumas sugestões de atividades físicas que você pode praticar no dia a dia. Confira!

3- Administre o seu tempo com sabedoria

Uma das desculpas mais comuns para uma pessoa não fazer exercícios físicos é a falta de tempo. De fato, as horas em nossos dias muitas vezes parecem insuficientes, mas devemos buscar maneiras de torná-las mais produtivas.

Gerenciar o tempo com sabedoria impacta positivamente todas as esferas. O trabalho rende mais e ainda sobra mais tempo para curtir ao lado da família e dos amigos.

4- Dedique-se a algum hobby

Se você tiver sucesso no ajuste dos seus horários, é provável que sobre um tempo também para você mesmo. Procure ter pelo menos duas horas em sua semana para se dedicar a algo prazeroso para relaxar ou liberar a energia.

Um hobby como prática de esportes, artesanato e leitura vai muito além das atividades em si. O tempo que dedicamos a essa atividade nos traz mais saúde e paz de espírito.

5- Busque conhecer o seu próprio corpo

Essa dica pode parecer um pouco vaga, mas, acredite, é determinante para uma vida mais saudável em 2020. Somente a própria pessoa pode entender seu corpo e saber o que faz bem e o que faz mal a ele.

O autoconhecimento pode ser aplicado em diferentes momentos. Em um dia de festa, por exemplo, a gente eventualmente exagera um pouco nas comidas e bebidas, por isso é fundamental saber o limite. Outro exemplo: as horas de sono que cada pessoa precisa para estar totalmente restabelecida para o dia seguinte.

6- Tenha atenção ao calendário de vacinação

Uma das formas mais conhecidas de se prevenir contra diferentes doenças é tomar as devidas vacinas. Ainda que exista certa resistência por falta de informação, vale a pena ficar bem atento ao calendário de vacinação.

O Ministério da Saúde disponibiliza uma lista completa das vacinas disponíveis e a recomendação por faixa etária. Existem vacinas específicas para crianças e outras para idosos, por exemplo. Confira neste link a relação de vacinas disponíveis gratuitamente para a população.

7- Faça exames regularmente

E chegamos ao último dos hábitos para uma vida saudável! A dica final também é um dos métodos clássicos para a prevenção de doenças e manutenção da saúde plena.

Fazer exames de forma regular é o caminho ideal para detectar eventuais problemas ainda em uma fase precoce para tratá-los prontamente. No Laboratório Cella, oferecemos uma estrutura completa para você fazer as suas análises clínicas. Conheça o nosso trabalho!