Cuidar da saúde é fundamental desde os primeiros meses de vida, por isso os exames de rotina para crianças são muito importantes. Há uma série de procedimentos a serem feitos ao longo da infância, cada um em uma fase específica.

O post de hoje apresenta alguns dos mais relevantes exames de rotina para crianças. Vale destacar que há também outras análises que ajudam a detectar doenças e outras questões de saúde.

Veja a seguir quais são esses exames de rotina para crianças e quando os pequenos devem fazê-los.

Teste do pezinho

Um dos exames infantis mais conhecidos, o teste do pezinho é realizado ainda na primeira semana de vida do bebê. Seu principal objetivo é impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas. Para saber mais detalhes a respeito do teste do pezinho, confira este outro post do nosso blog.

Hemograma, urina e fezes

As análises que detalham a composição do sangue, da urina e das fezes da criança são considerados os exames básicos mais importantes. Por meio deles, o pediatra pode avaliar se há algum índice muito fora da curva e, se for o caso, solicitar outros procedimentos.

Os três exames ajudam a detectar infecções, contaminação por vermes, casos de anemia, entre outras alterações de saúde.

Colesterol, glicemia e triglicerídeos

Os exames que medem os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos são muito importantes para crianças que apresentam uma variação significativa em seu peso. A magreza excessiva ou a aparente obesidade são razões para uma avaliação mais precisa de colesterol, glicemia e triglicerídeos.

A grande maioria das crianças que apresentam sobrepeso cultiva maus hábitos alimentares. Por isso, é importante conscientizá-las desde os primeiros anos sobre a importância de manter uma dieta equilibrada.

Pressão arterial

Muito associada também à obesidade, a hipertensão arterial pode ter outras causas, inclusive o histórico familiar. O exame de pressão arterial é indicado para crianças a partir de três anos de idade e ajuda na identificação de problemas cardíacos e renais.

Exame oftalmológico completo

Também por volta dos três anos de idade, é recomendável que a criança passe por um exame oftalmológico completo. A análise ajuda na identificação de possíveis distúrbios na visão, tais como miopia, hipermetropia e estrabismo. 

Caso seja detectada alguma alteração, a criança pode iniciar a sua trajetória escolar devidamente diagnosticada e com a visão 100% preparada para aproveitar todo o aprendizado.

Triagem auditiva

O exame que avalia a audição da criança pode ser realizado ainda nas primeiras semanas de vida. É importante diagnosticar precocemente qualquer alteração auditiva, pois pode influenciar a qualidade de vida da criança e deve ser tratada quanto antes.

Faça os principais exames no Laboratório Cella!

Agora que você já conhece quais são os principais exames de rotina para crianças, é importante saber onde realizá-los. Aqui no Laboratório Cella, fazemos mais de 500 tipos de análises clínicas, para pessoas de todas as idades. Que tal tirar todas as dúvidas agora mesmo? Mande um WhatsApp pra gente: (66) 99634 1790!