Cuidar da saúde é algo fundamental desde a primeira infância, por isso é muito importante conhecermos os principais exames de rotina para crianças. Quando os pequenos fazem esses exames periodicamente, a chance de estarem sempre protegidos contra diferentes doenças aumenta bastante.

No post de hoje, vamos apresentar cinco dos mais relevantes exames de rotina para crianças. São avaliações que permitem a observação de várias questões e, consequentemente, ajudam a evitar problemas mais graves ainda na infância.

Confira a seguir os cinco exames de rotina para crianças que estão entre os mais fundamentais!

1- Hemograma

O exame de sangue, tão importante em todas as idades, é essencial para os pequenos. A análise da amostra de sangue permite várias descobertas, desde uma doença comum como anemia, até doenças crônicas e infecções.

Um ponto a se destacar é que as crianças muitas vezes ficam com medo da picada, por isso a presença de uma equipe competente ajuda demais. No Laboratório Cella, todos os profissionais são treinados para passar tranquilidade às crianças.

2- Exame de fezes

Outro exame que pode ser útil em diferentes idades é o exame de fezes. No caso das crianças, essa análise clínica é fundamental na identificação de parasitas ou sangue oculto nas fezes, que pode indicar uma doença mais grave.

Se a criança apresentar algum desconforto intestinal, a análise do bolo fecal pode ajudar bastante na resolução do problema. Porém, não se limite a isso, afinal de contas o exame de fezes deve ser feito periodicamente para identificar eventuais doenças de forma precoce.

3- Exame de urina

Assim como as fezes, a urina também possibilita a identificação de uma série de alterações no organismo da criança. 

É por meio do exame de urina que se quantifica, por exemplo, uma possível perda de proteína, que pode sinalizar um quadro de desnutrição. Além disso, o exame permite a detecção de bactérias que possam ser perigosas para a criança.

4- Glicemia e insulina

Muitas pessoas imaginam que diabetes seja uma doença que afete somente adultos. No entanto, o número de casos de diabetes tipo 1 entre crianças aumentou de forma significativa nas últimas décadas.

Os exames de glicemia e insulina são a melhor forma de verificar se a criança está com os níveis corretos e não apresenta um quadro de diabetes.

5- Colesterol e triglicerídeos

Assim como o diabetes, as doenças cardiovasculares podem impactar crianças em alguns casos. Sobretudo as famílias que têm histórico de problemas cardíacos e relacionados a colesterol devem fazer testes para avaliar colesterol e triglicerídeos.

Quer saber mais sobre o exame de triglicerídeos? Então confira este post do nosso blog!

6- TSH e T4 livre

Não é comum ouvirmos falar em problemas relacionados à tireoide em crianças, mas nem por isso podemos nos esquecer dessa glândula tão importante. Muitos pediatras solicitam os exames TSH e T4 livre, que permitem a detecção de doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

E como cuidar bem da saúde do bebê?

Agora que você já conhece alguns dos principais exames de rotina para crianças, vale lembrar uma dica de ouro nos cuidados com bebês. O leite materno é um alimento precioso e decisivo para que a criança se desenvolva bem em seus primeiros meses de vida. Aqui mesmo em nosso blog, fizemos um post bem bacana sobre o tema, confira!

 

Fonte: Ministério da Saúde