Você consegue manter uma rotina ativa no dia a dia. O treino aeróbico em casa é uma forma de se manter em atividade de forma prática e sem a necessidade de deslocamento até a academia.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40% dos adultos brasileiros são sedentários. Para não ser parte dessa estatística e tornar mais prazeroso o treino aeróbico em casa, vale a pena adotar algumas medidas. Saiba quais são elas e comece a incorporá-las à sua rotina.

Torne os treinos mais dinâmicos e menos repetitivos

Uma das razões para muitas pessoas perderem a motivação com os treinos é o fato de eles se tornarem repetitivos. Um movimento contínuo que se arrasta por um longo período pode até ser benéfico para a saúde, mas dificilmente será tão prazeroso.

Procure tornar os treinos mais dinâmicos, com séries bem variadas e intervalos entre elas.

Conte com a orientação de um profissional

Para ter treinos dinâmicos e eficazes, é fundamental contar com a ajuda de um educador físico. O profissional poderá montar um treinamento adequado à sua realidade e ajustá-lo com o passar do tempo.

Hoje em dia, existe a facilidade dos treinos remotos, então você tem a alternativa de buscar a orientação de um personal trainer de forma virtual.

(Leia também: Exercícios físicos em casa: conheça 10 ótimas opções)

Defina metas e procure superá-las

Ter uma rotina de treinos bem ricos e diversificados não basta. É muito importante que as séries de atividades estejam atreladas a metas que você deve atingir dentro de um tempo predefinido.

Por exemplo: “quero correr X quilômetros em um ritmo X até o final do trimestre”. Com base em uma grande meta, você pode evoluir aos poucos e se motivar à medida que percebe a aproximação do objetivo.

Tenha um horário fixo para treinar

Esta é uma dica que tem a ver com o prazer em treinar e também com a motivação para não perder o pique. Estabelecer um horário na sua rotina faz com que a atividade física seja um compromisso com você mesmo.

De acordo com a sua rotina profissional e pessoal, avalie se é melhor treinar pela manhã, à tarde ou à noite. Lembre-se que treinar sempre no mesmo horário ajuda a educar o corpo e orientar o seu relógio biológico.

Escute músicas ou podcasts durante os treinos

Por mais dinâmicos que sejam os treinos, muitas vezes podemos ter mais prazer se tivermos a companhia de uma música ou podcast de que gostamos. Faça uma seleção com playlists e programas que são do seu interesse para que os treinos sejam ainda mais prazerosos.

Uma vida mais saudável só depende de você!

Viu só como é possível fazer um treino aeróbico em casa de forma mais prazerosa? Manter uma rotina de exercícios, seguir uma alimentação balanceada e adotar outros hábitos saudáveis são uma questão de disciplina. Entenda essa dedicação como um investimento na sua própria saúde para uma vida mais plena e longeva.

Para aprender mais sobre saúde, nutrição e bem-estar, vale a pena dar uma olhada nos outros posts do nosso blog!

 

Fontes: Ministério da Saúde e IBGE.