Tomar sol faz bem? Entenda os benefícios e cuidados

Será que tomar sol faz bem? A dúvida é uma das mais comuns a respeito dos bons hábitos de vida. A exposição aos raios solares permite que o corpo adquira vitamina D, nutriente responsável por melhorar a saúde dos ossos, fortalecer os músculos e prevenir várias doenças.

Tomar sol é uma das formas de obter vitamina D, que também pode ser ingerida por meio de suplementação. De fato, estar exposto ao sol pode trazer benefícios para a saúde, mas é importante compreender alguns cuidados a serem tomados.

Ao penetrar na pele, os raios solares desencadeiam reações que levam à produção da vitamina que, por sua vez, assegura que o cálcio e o fósforo sejam absorvidos no intestino. A vitamina D também pode ser encontrada em suplementos, em alimentos enriquecidos com ela – leite, iogurte, papinhas de bebê – e de origem animal, tais como peixes do tipo salmão, sardinha e atum. Porém, os alimentos não fornecem a quantidade ideal de vitamina D e a exposição ao sol pode ser decisiva para que o corpo tenha os índices adequados desse nutriente.

(Leia também: Câncer de pele: 5 dicas para se preservar contra a doença)

Tomar sol faz bem se isso for feito de forma segura

A exposição à luz solar é benéfica ao organismo, mas é importante se atentar para alguns pontos de cuidado. Veja algumas dicas:

  • Tome sol pelo menos três vezes por semana. Vale ressaltar que o protetor solar impede a produção de vitamina D, então alguma parte do corpo deve estar sem protetor (por exemplo, os braços e pernas);
  • Se exponha ao sol por 15 a 20 minutos a cada dia (pessoas de pele branca);
  • Se exponha ao sol por até uma hora por dia (pessoas de pele negra);
  • Se exponha ao sol por 30 a 40 minutos a cada dia (pessoas de tom de pele intermediário);
  • No verão e / ou nos dias mais quentes, evite o sol entre 10h e 16h.

É importante destacar que os níveis mais altos de melanina dificultam a absorção dos raios UV (ultravioleta), responsáveis pela produção dessa vitamina. Por isso, recomenda-se a exposição mais prolongada a pessoas negras.

Outro ponto relevante é que a absorção da vitamina D pode ser feita com apenas 15% da superfície corporal exposta aos raios solares. Ou seja, os benefícios do sol podem ser obtidos mesmo que a pessoa deixe apenas as pernas e os braços em contato direto com a luz solar.

(Leia também: Cuidados com a saúde no verão: 7 dicas fundamentais)

Uma vida mais saudável em todos os sentidos

Tomar sol faz bem e pode ser um hábito saudável a ser adotado pelas pessoas. Lembre-se que uma vida plena e longeva é resultado de várias pequenas atitudes que tomamos ao longo dos dias.

Aqui mesmo no nosso blog, disponibilizamos dezenas de conteúdos relevantes que contribuem para você ter mais saúde em todos os sentidos. Vale conferir!