A saúde na terceira idade é um assunto que merece toda a atenção. Cuidar do corpo e da mente é fundamental em todas as fases da vida, mas é ainda mais importante para os idosos.

Para manter a boa saúde na terceira idade, é recomendável prestar atenção em alguns pilares, tais como alimentação, sono, controle de doenças crônicas e atividades físicas. Neste post, vamos focar no último pilar e trazer algumas dicas que os idosos podem seguir para manter o corpo em movimento. Confira!

1- Faça uma avaliação geral

Antes de iniciar uma rotina de exercícios, por mais moderados que eles sejam, é essencial consultar um médico e fazer uma avaliação geral. Aspectos como a saúde cardíaca, óssea e circulatória devem ser levados em consideração.

Alguns exames simples vão indicar se existe qualquer tipo de risco nas atividades físicas e também direcionar as melhores opções para cada pessoa.

(Leia também: Como fortalecer os joelhos: 5 exercícios super eficazes)

2- Valorize o alongamento

Uma dica de ouro para quem deseja colocar o corpo em movimento é valorizar o alongamento. Toda a sequência de movimentos para esticar pernas, braços e outras partes do corpo colabora para prevenir lesões e para uma maior sensação de bem-estar com a realização do exercício.

Vale lembrar que o alongamento é importante não apenas antes da atividade, como também depois que ela é concluída.

3- Preste atenção nos detalhes

A adoção de uma rotina de exercícios envolve alguns detalhes que merecem toda a atenção. Isso diz respeito a questões como frequência, duração de cada atividade, escolha das roupas, alimentação, hidratação, entre outros pontos.

Dentro desse universo de detalhes importantes, procure manter uma rotina equilibrada, com um horário e dia fixos para a prática. Evite comer alimentos pesados antes do exercício e tenha sempre com você uma garrafinha de água.

4- Respeite os limites do seu corpo

Essa é uma dica que vale para todas as idades! Muitas vezes, podemos imaginar que o nosso corpo vai aguentar um pouco mais. Principalmente nos exercícios mais intensos, é fortemente recomendável dosar o esforço físico para não sobrecarregar o corpo.

O tipo de atividade física adotada e o seu grau de intensidade devem ser definidos com a ajuda de um especialista.

5- Inclua também atividades feitas na água

Digamos que o seu exercício físico preferido seja a caminhada. Trata-se de uma atividade muito completa, mas nem por isso devemos nos limitar a ela.

A diversidade de exercícios é algo benéfico para o organismo. Dentre as várias opções, as atividades realizadas dentro da água, tais como hidroginástica e natação, podem trazer ganhos muito importantes para o idoso. Vale uma dica adicional de buscar acompanhamento de um profissional para essas práticas!

Aprenda muito mais sobre saúde e bem-estar!

Agora você já conhece pontos bem relevantes sobre um dos pilares da saúde na terceira idade. Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, disponibilizamos dezenas de conteúdos a respeito dos bons hábitos que nos fazem ter uma vida mais plena e longeva.

Acesse agora mesmo e confira outros artigos do nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde