Saúde na terceira idade: 5 dicas para manter a mente ativa

Uma vida saudável é importante em todas as fases, mas a saúde na terceira idade é um tema que merece toda a nossa atenção. Idosos têm todas as condições de ter uma rotina ativa, mas, para isso, é fundamental adotar iniciativas para manter a mente em pleno funcionamento.

A saúde na terceira idade tem tudo a ver com o quanto o idoso busca exercitar o cérebro. Quando a nossa mente está em boas condições, o corpo e o organismo têm muito mais condições de responder positivamente.

Existem várias iniciativas que ajudam os mais velhos a terem um raciocínio ágil e condições de executar diferentes tarefas no dia a dia. Para vovôs e vovós terem uma mente ativa, vale a pena adotar alguns desses hábitos.

(Leia também: Exercícios físicos para idosos: benefícios e limites)

1- Mantenha o contato próximo com outros idosos

O convívio social é um santo remédio para quem deseja ter uma mente saudável em todas as fases da vida. Na terceira idade, é muito importante manter uma rede de amigos e colegas que se encontram para conversar ou praticar alguma atividade.

As trocas de experiências e interações sociais estimulam o cérebro e evitam uma maior sensação de solidão que pode ser prejudicial à saúde sob diversos aspectos.

2- Pratique jogos que estimulam o raciocínio lógico

Seja com dominó ou jogos de cartas, é altamente recomendável que os idosos busquem atividades lúdicas para preencher a sua rotina. Jogos que estimulam o raciocínio e exigem a resolução de problemas contribuem muito para a saúde mental.

Atividades individuais como Sudoku e jogo da memória são benéficas ao cérebro, mas vale muito a pena também encontrar também os jogos que envolvem duas ou mais pessoas, assim a interação potencializa os ganhos para a saúde e o bem-estar.

3- Busque regularmente informações sobre assuntos do seu interesse

Uma excelente maneira de rechear a rotina de forma produtiva é se manter bem informado sobre um ou mais assuntos do seu interesse.

Digamos que um idoso se interesse muito por animais. Por que não buscar livros, estudos e notícias sobre o tema para aprender mais e manter a mente ativa?

4- Transmita conhecimentos a outras pessoas

O ato de ensinar e transmitir conhecimento é uma forma de estimular o cérebro e frear a progressiva perda de memória. Idosos podem se reunir com outras pessoas para contar histórias e para ensinar a respeito de temas que sejam do seu domínio.

Um ponto importante nesta iniciativa é o sentimento positivo de estar ajudando alguém. Quando o idoso sente que está ativo e fazendo a diferença, isso se reflete diretamente na sua saúde e bem-estar.

5- Pratique atividades físicas

Muitas pessoas podem imaginar que atividades físicas são importantes apenas para a saúde do corpo, mas a mente também tem muito a ganhar com isso.

É recomendável que idosos busquem formas de manter uma rotina fisicamente ativa, ainda que seja com exercícios leves como caminhada e hidroginástica. A dança, por exemplo, é uma atividade muito rica e diversificada que permite o contato com outras pessoas.

Saúde em todas as fases!

Manter uma boa saúde na terceira idade e em todas as fases da vida é uma questão de organização e disciplina. Com boas escolhas, todos podem viver melhor e de forma plena. Aqui mesmo em nosso blog, temos dezenas de conteúdos para você aprender mais sobre saúde e bem-estar, vale conferir!

 

Fonte: Ministério da Saúde