Saúde intestinal: entenda como as fibras trazem equilíbrio
A saúde intestinal é um componente fundamental para o equilíbrio do organismo. Ela influencia a digestão, absorção de nutrientes, imunidade, equilíbrio metabólico e até o bem-estar mental.
O consumo de fibras é um dos fatores que interferem no funcionamento do intestino, com efeitos benéficos como prevenção de constipação, inflamação intestinal, doenças crônicas e desequilíbrio da flora intestinal.
O que são fibras alimentares?
As fibras alimentares são componentes de alimentos vegetais que não são digeridos no trato gastrointestinal. Elas se dividem em dois tipos principais: solúveis e insolúveis. Cada tipo age de modo diferente no organismo, mas as duas colaboram para o equilíbrio intestinal.
- Fibras solúveis: se dissolvem em água dentro do intestino, retardam a digestão, influenciam na absorção de glicose e ajudam a reduzir colesterol LDL.
- Fibras insolúveis: não se dissolvem, aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, o que previne a constipação.
Dietas ricas em fibras reduzem o risco de inflamação silenciosa, doenças do intestino e também de fatores de risco metabólico, como resistência à insulina. Entenda a seguir como as fibras contribuem para a saúde intestinal.
1- Regulação do trânsito intestinal
As fibras insolúveis aumentam o volume fecal e aceleram a passagem dos resíduos pelo intestino grosso, o que diminui o risco de constipação, hemorroidas e situações desconfortáveis.
2- Controle do pH e estímulo ao crescimento de flora saudável
As fibras solúveis fermentadas pela microbiota produzem ácidos graxos que reduzem o pH intestinal, o que cria um ambiente menos favorável a patógenos e mais propício para bactérias benéficas. Isso favorece a integridade da mucosa intestinal e a imunidade local.
3- Redução da absorção de colesterol e regulação glicêmica
O gel formado pelas fibras solúveis retarda a absorção de gorduras e glicose, isso ajuda a manter níveis mais estáveis desses elementos no sangue. Consequentemente, contribui para prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.
4- Prevenção de doenças intestinais e câncer de intestino
Fibras diminuem o tempo de contato de substâncias potencialmente cancerígenas com a mucosa intestinal. Uma alimentação rica em fibras está associada à diminuição do risco de câncer de intestino.
5- Melhora da saciedade e apoio ao controle de peso
Dietas com alto volume de fibras tendem a prolongar a sensação de saciedade. Isso auxilia na manutenção do peso corporal, o que indiretamente reduz a sobrecarga no sistema digestivo e efeitos metabólicos adversos.
Exames laboratoriais ajudam a medir os efeitos das fibras no organismo
Apesar de não haver exames que medem propriamente os níveis de fibra no organismo, há vários testes e marcadores que avaliam os efeitos que elas proporcionam. Dentre eles, podemos destacar:
- Hemograma completo: permite verificar presença de anemia ou variação na hemoglobina que pode resultar de má absorção de nutrientes, algo que pode estar associado a intestino disfuncional.
- Glicemia de jejum e hemoglobina glicada: como as fibras solúveis retêm glicose no trato digestivo, ajudam a estabilizar os níveis de glicose. Testes glicêmicos avaliam como o corpo responde ao carboidrato, o que pode indicar sensibilidades ou diabetes. Um perfil glicêmico alterado pode mostrar que hábitos alimentares pobres em fibras estão afetando o controle da glicose.
- Perfil lipídico (colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos): dietas ricas em fibras solúveis reduzem colesterol LDL e colesterol total, o que pode ser aferido pelo perfil lipídico.
- Exames de fezes (coprocultura, parasitológico, sangue oculto nas fezes): podem mostrar desequilíbrios bacterianos, infecções ou inflamações intestinais. Isso pode indicar problemas na mucosa intestinal associados a dieta pobre em fibras.
Cuide da saúde intestinal e do organismo como um todo
As fibras alimentares têm papel central na saúde intestinal, elas regulam o trânsito intestinal, ajudam na manutenção da flora intestinal, reduzem inflamações silenciosas, ajudam no controle do colesterol e da glicemia e protegem contra algumas doenças.
Manter uma dieta rica em fibras e outros hábitos saudáveis vai fazer bem para o seu intestino e para todo o organismo. Para aprender muito mais sobre esse e outros temas, confira os conteúdos do blog do Laboratório Cella!
Fonte: Ministério da Saúde
