A prevenção do câncer de próstata é um objetivo permanente quando o assunto é saúde pública. Assim como outros tipos de câncer, trata-se de uma doença perigosa e potencialmente letal.

Existem diferentes caminhos no sentido da prevenção do câncer de próstata, entre os quais os hábitos saudáveis como boa alimentação e vida ativa. Além disso, é muito importante realizar exames periódicos para detectar a doença ainda em seu início.

No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, somente atrás do câncer de pele não-melanoma. Em 2020, mais de 60 mil casos foram detectados no Brasil, 29% de todos os tipos de câncer diagnosticados. Um dos exames fundamentais na prevenção do câncer de próstata é o PSA – Antígeno Prostático Específico.

(Leia também: Prevenção do câncer de mama: como realizar o autoexame)

Exame PSA: o que é e qual a sua importância

O exame PSA livre ou total avalia a dosagem do antígeno prostático específico, uma enzima produzida pelas células da próstata. Quando há um aumento não explicado nos níveis de PSA, pode ser sinal de uma alteração na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna ou mesmo um câncer.

A indicação geral para homens acima dos 45 anos de idade é realizar o exame de sangue de PSA uma vez por ano, bastando para isso uma coleta de sangue.

Quando existe suspeita de câncer de próstata, outros exames podem ser pedidos, tais como ressonância magnética e biópsia.

Exame de toque retal também é muito importante

Além do exame de sangue de PSA, existe outro exame a ser realizado anualmente por homens acima dos 45 anos de idade. Trata-se do exame de toque retal, que é muito simples e dura menos de 10 segundos.

Este exame permite a detecção de câncer de próstata, prostatite e hiperplasia (aumento da próstata). Muitos homens resistem a realizar o exame de toque devido à sua estigmatização, mas é importantíssimo que esse exame seja visto como uma arma na prevenção do câncer de próstata.

Sintomas a serem investigados

Além da análise anual, é importante que os homens fiquem atentos ao seu corpo. Quatro alterações relacionadas à urina podem ser indicativos de câncer de próstata ou de outro problema a ser investigado:

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição no volume de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes;
  • Sangue na urina.

Caso você perceba algum destes sintomas, a indicação é buscar ajuda médica para verificar adequadamente o seu quadro.

A grande arma na prevenção do câncer de próstata e de outras doenças

Para ter mais chances de prevenção do câncer de próstata e de outras doenças, é altamente recomendável a adoção de hábitos saudáveis. Quem cuida do corpo e da mente, com boa alimentação, sono regulado e vida ativa, tem muito mais chances de se manter livre de doenças. Aqui mesmo no nosso blog, temos dezenas de conteúdos relacionados à vida saudável. Acesse agora mesmo e veja o que pode ser feito para uma vida plena e longeva!

 

Fonte: Inca (Instituto Nacional do Câncer)