O que é inteligência emocional e quais são seus pilares
Você sabe o que é inteligência emocional? O conceito diz respeito a um conjunto de competências que se somam para nos ajudar a lidar com as emoções. A inteligência emocional passa pelo entendimento claro de como processar e gerenciar as nossas emoções.
A compreensão sobre o que é inteligência emocional passa pela forma como uma pessoa identifica as emoções. Os sentimentos que surgem em nossa mente devem ser organizados para facilitar o raciocínio. As variações emocionais nem sempre são evidentes, a inteligência emocional nos ajuda a visualizar isso com mais clareza.
O que é inteligência emocional: 5 grandes pilares
Incorporar a inteligência emocional ao dia a dia passa pelo entendimento sobre os seus pilares.
- Autoconhecimento emocional: entender as próprias emoções é o primeiro passo para lidar bem com os estímulos recebidos. Em situações de frustração, por exemplo, é preciso compreender o que causou a insatisfação e se há algum outro sentimento oculto. Em alguns casos, a ansiedade pode ser responsável por esconder outras emoções.
- Controle das emoções: gerenciar as emoções é uma atitude que leva ao desenvolvimento da inteligência emocional. Periodicamente, é saudável avaliar os sentimentos experimentados e a forma como você lidou com eles.
- Automotivação: a partir do momento em que passamos a gerenciar as emoções, a tendência é reduzir os conflitos interpessoais e os conflitos internos. Isso motiva e faz com que a pessoa acredite verdadeiramente na mudança.
- Empatia: saber se colocar no lugar do outro é uma atitude nobre que tem muito a ver com inteligência emocional. O grande desafio é fazer isso de maneira sensível e aberta, sem julgamentos. A empatia vai além do respeito ao sentimento do outro, passa por se inserir no contexto em que o outro está e entender como ele causa determinadas emoções.
- Relações interpessoais: o ser humano depende diretamente das interações interpessoais, somos parte de um grande organismo social. Para se relacionar bem socialmente, é fundamental ter o equilíbrio entre a empatia, o autocontrole e a autoconsciência.
3 dicas para desenvolver inteligência emocional
Desenvolver a inteligência emocional é um caminho que todas as pessoas podem trilhar. Dentre as iniciativas que podem se somar nesse sentido, podemos destacar:
- Seja resiliente para enfrentar as dificuldades da vida: momentos difíceis vão acontecer, mas é importante processá-los para seguir em frente da melhor forma.
- Analise as suas emoções: as nossas emoções podem surgir a todo momento, a partir de estímulos múltiplos que recebemos. É importante pensar sobre elas para compreendê-las em sua profundidade.
- Procure sempre pensar antes de agir: antes de tomar atitudes, é recomendável pensar com calma na melhor forma de proceder, com base nas emoções e nas variáveis práticas.
Aprenda muito mais sobre saúde!
Entender o que é inteligência emocional e buscar formas de desenvolvê-la é uma excelente iniciativa. As pessoas capazes de lidar bem com as próprias emoções tendem a ter mais equilíbrio na vida pessoal e profissional.
Gostaria de saber mais sobre saúde? Confira outros conteúdos disponíveis aqui mesmo no blog do Laboratório Cella. Acesse o link e confira.