Lazer e saúde: atividades prazerosas beneficiam corpo e mente

A relação entre lazer e saúde é mais profunda do que muitos imaginam. A ciência já demonstrou que atividades que aliviam o estresse e que são prazerosas contribuem para o equilíbrio do organismo e da mente.

Lazer e saúde caminham juntos, por isso é recomendável que as pessoas se organizem para criar brechas na rotina. Com isso, podem aliviar a carga de trabalho e valorizar os momentos de lazer.

Pesquisa: valorizar os hobbies faz bem para a mente

Uma série de pesquisas realizadas na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, aponta que pessoas pouco afeitas a hobbies e atividades lúdicas têm maior propensão a desenvolver quadros de ansiedade e depressão.

Além de beneficiar a saúde, os hobbies contribuem para a produtividade. Isso acontece porque as pessoas que valorizam o lazer tendem a ter maior foco para cumprir as obrigações do dia a dia.

Os reflexos positivos das atividades de lazer se dão também nos índices de autoestima e autocuidado. À medida que as pessoas se afastam de situações relacionadas à ansiedade e ao estresse, tendem a se cuidar mais e elevar a autoestima.

Quais atividades de lazer fazem bem à saúde?

Os hobbies e outras atividades que trazem prazer podem beneficiar de diferentes formas o corpo e a mente. O ideal é que cada pessoa busque conhecer a si mesmo para identificar as atividades que mais lhe trazem bem-estar.

Caminhada, corrida, natação, dança, esportes coletivos e outras atividades físicas são poderosas aliadas da saúde mental e têm o trunfo adicional de beneficiar o corpo como um todo.

Porém, os hobbies não precisam necessariamente ser focados em atividades físicas. Leitura e meditação são dois ótimos exemplos de atividades de lazer que fazem muito bem à mente e ao equilíbrio do organismo.

Covid reforçou a relação entre lazer e saúde

A pandemia de Covid-19 vitimou milhões de pessoas no mundo e exigiu um amplo isolamento social. O longo período em casa e com pouco contato com outras pessoas fez com que muitas delas percebessem a importância do lazer para a saúde.

O contato com outras pessoas e as atividades ao ar livre são muito importantes para o equilíbrio da mente. À medida que a pandemia perde força, muitos indivíduos retomam atividades de lazer e têm uma substancial melhora nos níveis relacionados à ansiedade e ao estresse.

(Leia também: Principais sintomas de depressão: conheça 7 sinais importantes)

Organize a sua rotina e valorize o lazer!

A vida corrida pode deixar pouco espaço para atividades dedicadas ao ócio e ao lazer. Mas esses momentos são mais valiosos do que parecem e podem influenciar muito a sua saúde mental e física. Aqui mesmo em nosso blog, temos conteúdos relacionados ao lazer, como por exemplo os benefícios da dança. Vale conferir!

Fonte: Ministério da Saúde