Manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de cuidar da saúde. Certas atividades são ainda mais ricas nesse sentido, pois nos trazem benefícios também mentais e emocionais. Os benefícios da dança, por exemplo, são vários e merecem todo o destaque.

Se você gosta de tirar o pé do chão ao som de uma boa música, certamente poderá aproveitar muito bem os benefícios da dança. Essa atividade, que pode ser feita em diversos ritmos e intensidades, é positiva para o corpo e para a mente. Quer saber por quê? Então confira a os principais benefícios da dança!

Ajuda no trabalho muscular

Muitas pessoas que têm dificuldade em desenvolver o hábito de ir à academia relacionam isso ao fato de que exercícios de musculação acabam sendo muito repetitivos. Claro que fazer séries de movimentos uma mesma posição pode não ser a atividade mais emocionante do mundo, embora faça bem à saúde.

A dança pode ser uma ótima solução para quem tem essa dificuldade em se exercitar com regularidade. A atividade é uma forma de se movimentar e trabalhar vários grupos musculares de uma maneira mais divertida.

Favorece a saúde cardiovascular

A dança é um exercício físico especialmente benéfico para a respiração e para o nosso coração. Isso porque a atividade eleva o ritmo cardíaco e coloca a nossa circulação para funcionar a todo vapor.

Um ponto bem importante nesse sentido é a variação de ritmos que a dança proporciona, com picos de intensidade mais alta e momentos calmos. Essa alternância também favorece o bom funcionamento do coração.

Contribui para uma maior socialização

Você talvez já tenha ouvido falar que somos seres sociais e que o contato pessoal pode fazer muito bem para a nossa mente. Pois a diversão que está diretamente relacionada à dança tem bastante a ver com a socialização que ela possibilita.

Dançar é uma forma de conhecer novas pessoas, trocar experiências e se divertir enquanto movimenta o corpo e potencializa a sua saúde.

Traz mais autoestima

É muito bom nos sentirmos mais confiantes e sem aquela insegurança desagradável. A dança nos ajuda de maneira significativa nesse campo, já que é uma forma de extravasar, aprender novos movimentos e evoluir ao som das músicas que a gente curte.

Para quem está com a autoestima baixa, a dança pode ser um santo remédio!

Melhora na coordenação motora

Seguir uma sequência de movimentos no ritmo certo e de forma coordenada não é nada fácil. Muitas pessoas desenvolvem essa capacidade à medida que criam uma rotina de dança em suas vidas.

Desenvolver a coordenação motora é um sinal de maior equilíbrio nos movimentos e demonstra uma evolução na parte mental, já que o corpo deve responder ao cérebro. A dança é perfeita nesse sentido, sobretudo quando realizamos coreografias variadas e com uma dificuldade crescente.

O que mais você pode fazer para manter o corpo em movimento?

Viu só como a dança pode ser uma aliada excelente para nosso corpo e nossa mente?

Além de aproveitar todos os benefícios da dança, vale a pena mesclá-la com outros tipos de exercício. Muitas dessas atividades podem, inclusive, ser feitas dentro de casa mesmo. Preparamos uma lista com algumas opções de exercícios simples que você pode começar hoje mesmo. Saiba quais são eles neste outro post do blog!