Conheça 7 benefícios em comer peixe e melhore sua dieta

A adoção de uma dieta saudável é uma recomendação pra lá de recorrente para quem deseja manter seu organismo bem protegido. Nesse sentido, vale a pena aproveitar os vários benefícios em comer peixe.

Uma das carnes mais valiosas do ponto de vista nutricional, o peixe proporciona muitos ganhos à nossa saúde. A seguir, vamos apresentar sete dos principais benefícios em comer peixe. Confira!

1- Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular

Você sabia que ataques cardíacos e derrames estão entre as principais causas de mortes prematuras no mundo? Pois o peixe é um dos alimentos mais indicados a quem deseja fortalecer seu sistema cardiovascular.

Em grande medida, isso se deve à presença da substância ômega 3, responsável por reduzir a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim no sangue. O ômega 3 pode ser encontrado principalmente em peixes mais gordurosos como salmão.

2- Contribui para o bom funcionamento do cérebro

Outro benefício bem bacana proporcionado pelo ômega 3 é a sua contribuição para o bom funcionamento do nosso cérebro. Isso porque essa substância tem uma atuação que reduz o risco de doenças degenerativas e problemas cognitivos.

Ainda em relação ao cérebro, o ômega 3 pode ajudar no combate à depressão, doença que tem ganhado espaço nos últimos anos.

3- Funciona como fonte de vitamina D

Um dia ensolarado não é a única forma de reforçar os níveis de vitamina D em seu organismo. Vale lembrar que essa vitamina é fundamental para a saúde.

Peixes gordurosos como salmão e arenque são excelentes fontes de vitamina D e podem, dependendo da porção, fornecer mais do que 100% da  recomendação diária ao organismo.

4- Auxilia na saúde dos ossos e dos dentes

Outra substância bem importante que está presente em diferentes peixes é o cálcio, que fortalece os ossos e os dentes, prevenindo, por exemplo, a ocorrência de osteoporose.

Vale destacar que a obtenção de cálcio por uma fonte alternativa além do leite é uma forma de não sobrecarregar a sua dieta com produtos lácteos, que, consumidos em excesso, podem não ser tão benéficos.

5- Favorece a perda de peso

Perder peso não necessariamente significa ser mais saudável, mas, em muitos casos, as pessoas podem se beneficiar com a perda de alguns quilinhos. Para quem deseja emagrecer, incluir peixes na dieta pode fazer uma bela diferença.

Peixes, em geral, têm um teor calórico mais baixo do que outras carnes, além de atuarem na aceleração do metabolismo, o que favorece a perda de peso.

6- Reduz a chance de desenvolvimento de doenças autoimunes

Doenças autoimunes são aquelas que levam o nossos sistema imunológico a atuar contra o próprio organismo. O diabetes tipo 1, por exemplo, faz com que o corpo combata as células que produzem insulina, o que leva a uma falta dessa substância.

O ômega 3 e a vitamina D, presentes nos peixes, estão associados à redução do risco de diabetes em crianças e adultos.

7- Auxilia na saúde da pele

Sabe aquelas espinhas chatas e persistentes? Muitas vezes, elas levam até mesmo a uma queda na autoestima, por isso vale a pena combatê-las. Os peixes podem ajudar você a cuidar da sua pele, pois as suas propriedades anti- inflamatórias ajudam na elasticidade da pele e evitam o seu envelhecimento precoce.

Mantenha uma dieta bem equilibrada!

Além dos vários benefícios em comer peixe, vale a pena aproveitar as vantagens de outros bons alimentos. Você já ouviu falar nas superfoods? Aqui mesmo no blog do Laboratório Cella, fizemos um post sobre o tema. Confira agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde