As verduras mais nutritivas que não podem faltar na dieta

Não é segredo para ninguém que uma alimentação farta em vegetais faz muito bem à saúde. Mas conhecer as verduras mais nutritivas é um passo bem importante para estabelecer uma dieta super positiva para seu organismo!

Você sabe quais são as verduras mais nutritivas? Preparamos uma lista com cinco das mais ricas do ponto de vista da variedade de substâncias que fazem bem ao nosso corpo. Vale destacar, desde já, que outras verduras que não figuram no ranking podem ser incluídas sem sustos na sua rotina alimentar, pois também fazem muito bem à saúde.

Agrião

O agrião é bem conhecido por seu sabor picante – aquele famoso “ardidinho” – e também pelos seus amplos benefícios nutricionais. A folha é riquíssima e reúne vitaminas A, C, K, além de outras substâncias importantes para nosso organismo.

Uma alimentação que valoriza o agrião traz benefícios como o fortalecimento da saúde da pele e do sistema imunológico. Além disso, contribui para a prevenção de doenças cardíacas e respiratórias.

Para quem está tentando emagrecer, o agrião é um forte aliado, pois ele ajuda na digestão e tem baixas calorias.

Espinafre

O vegetal que ficou famoso como combustível do personagem Popeye é uma excelente opção para compor uma refeição saudável. Os altos índices de vitaminas A, C, E, além de ácido fólico e ferro e do antioxidante luteína tornam o espinafre muito benéfico para o organismo.

A prevenção da anemia e do envelhecimento precoce são duas vantagens relevantes da ingestão de espinafre. Essa verdura também contribui para evitar um quadro de câncer de cólon. 

Rúcula

Mais uma verdura da nossa lista está na mesa de milhões de famílias brasileiras. A rúcula é uma ótima alternativa para saladas e outros preparos.

Um dos benefícios mais destacados da rúcula é a forte presença de cálcio em sua composição, o que favorece o combate à osteoporose. Soma-se a isso a contribuição para controlar colesterol e triglicerídeos altos, graças à alta presença de fibras e baixa presença de gordura na rúcula.

Couve

A tradicional companheira de uma boa feijoada produz vários efeitos positivos em nosso organismo. A couve, assim como a rúcula, tem um índice elevado de cálcio, sendo também uma importante aliada contra a osteoporose.

Certas substâncias que compõem a couve têm uma ação desintoxicante, o que ajuda o corpo a eliminar substâncias cancerígenas e potencializar o sistema imunológico. Para quem sofre de gastrite ou úlcera, a couve também deve ser privilegiada, pois a presença de lecitina e glutamina contribuem no combate às duas doenças.

Acelga

Menos popular do que outras verduras, a acelga merece uma chance na mesa da sua casa. O vegetal possui potássio, magnésio, vitaminas A, C, E e K, além de outras substâncias que trazem benefícios ao organismo.

A acelga ajuda a evitar cãibras musculares, fadiga e enxaqueca, além de ser importante aliada contra a pressão alta. Graças à presença de cálcio em sua composição, a acelga é mais uma verdura que ajuda a manter os ossos saudáveis.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Priorizar vegetais em sua rotina alimentar é essencial para uma vida mais saudável. Além das verduras mais nutritivas, vale incluir na sua dieta outros alimentos altamente benéficos. Quer saber quais são os principais deles? Então confira esse outro post do nosso blog!

 

Fonte: Ministério da Saúde