Alimentação equilibrada: 5 dicas para uma dieta mais saudável

Um dos pilares da boa saúde é manter uma alimentação equilibrada e balanceada. Quando a dieta é inadequada, o organismo fica sujeito a uma série de complicações, por isso devemos ter atenção neste assunto.

Quando a nossa alimentação é equilibrada, o corpo funciona melhor e nos sentimos com mais disposição para as atividades do dia a dia. Isso sem falar nos ganhos em médio e longo prazo, já que uma dieta saudável aumenta significativamente as chances de uma vida longeva e plena.

Se você deseja ter uma alimentação cada vez mais saudável, vale anotar as dicas a seguir!

1- Priorize alimentos in natura

Quanto mais natural um alimento, mais ele vai fazer bem para o seu organismo. Alimentos in natura são mais ricos em nutrientes e oferecem as substâncias que precisamos para realizar as mais diversas funções.

(Leia também: As verduras mais nutritivas que não podem faltar na dieta)

2- Seja moderado no uso de ingredientes culinários

Sal, açúcar, óleos e gorduras são conhecidos como ingredientes culinários e estão presentes nas mais diversas receitas. Uma boa dica é limitar o uso para evitar os impactos negativos desses ingredientes sobre a nossa saúde.

Vale a pena testar receitas e buscar formas de tornar os preparos saborosos sem que exista um exagero desses ingredientes.

(Leia também: Afinal, pimenta faz mal à saúde ou podemos comer sem medo?)

3- Limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados

Alimentos processados, tais como conservas de legumes, pães e queijos, alteram a composição nutricional original dos alimentos dos quais derivam. Ainda assim, podem ser consumidos de forma moderada sem grande prejuízo ao organismo.

Já os alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados e podem causar danos importantes ao organismo. A dica é evitar sempre que possível alimentos como bolachas, salsichas, produtos congelados prontos para aquecimento, salgadinhos, refrigerantes, entre outros.

4- Crie uma rotina alimentar

O nosso organismo funciona melhor quando temos rotinas bem estabelecidas, isso vale para o sono e também para a alimentação. Procure comer em horários fixos para evitar aqueles “lanchinhos” fora de hora e também para evitar longos períodos sem se alimentar. Uma dica adicional é comer devagar e desfrutar da refeição para favorecer a boa digestão.

5- Tenha atenção às propagandas e aos rótulos dos alimentos

A publicidade tende a ser sedutora e despertar o desejo de consumo de produtos que não necessariamente vão fazer bem à saúde. É importante desenvolver o senso crítico e pesquisar sobre os mais diversos produtos, além de ler com atenção os rótulos para encontrar as opções mais saudáveis.

Saiba tudo sobre alimentação saudável

Ter uma alimentação equilibrada passa por boas escolhas e uma organização adequada da rotina. Para aprender ainda mais, vale conferir o  Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde. É um material muito completo para você aprender mais sobre saúde e sobre os caminhos para uma alimentação equilibrada.

Aqui no blog do Laboratório Cella, temos dezenas de conteúdos sobre alimentação, atividades físicas, prevenção de doenças e várias informações que fazem a diferença para quem busca uma vida mais saudável. Vale conferir!

 

Fonte: Ministério da Saúde