A imensa maioria das pessoas sabe que o alcoolismo e o tabagismo são vícios nocivos à saúde. Muitos, porém, desconhecem os reais riscos do álcool e do cigarro para o organismo.

No post de hoje, fazemos um alerta sobre os severos riscos provocados por alcoolismo e tabagismo. Vale lembrar que, no último 18 de fevereiro, comemorou-se o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

De que forma o álcool compromete o organismo?

Droga mais consumida do mundo, o álcool é um verdadeiro problema de saúde pública. Seu uso pode ser moderado e ter diferentes intensidades, o que causa a falsa impressão de que não faz tão mal quanto dizem.

De fato, o álcool é bastante nocivo ao organismo, sobretudo quando consumido em doses altas e de forma frequente. Saiba quais são os potenciais danos causados pelo álcool:

  • Câncer no esôfago e na laringe
  • Pancreatite
  • Cirrose hepática

Além das doenças mais associadas ao alcoolismo, cerca de 200 transtornos podem se relacionar ao consumo dessa droga lícita. Diferentes partes do corpo ficam em risco quando expostas aos efeitos do álcool, desde órgãos vitais como cérebro e coração até mesmo os ossos e os músculos. Não por acaso, o álcool é diretamente responsável por 3,3 milhões de mortes no mundo a cada ano.

Os problemas que o cigarro causa ao organismo

O tabagismo, embora tenha perdido força de algumas décadas pra cá, ainda é responsável por 7 milhões de mortes ao redor do mundo a cada ano. Um aspecto especialmente grave nessa estatística é a parcela de não fumantes que morrem em decorrência da inalação da fumaça tóxica que o cigarro libera. Em média, 900 mil não fumantes morrem anualmente por conta das complicações causadas pela fumaça do cigarro.

O tabagismo é responsável por diferentes doenças e alterações no bom funcionamento do organismo, dentre as quais se destacam:

  • Doença coronariana (angina e infarto do miocárdio)
  • Bronquite crônica
  • Enfisema pulmonar
  • Doenças cardiovasculares
  • Câncer de pulmão e também em outros órgãos como laringe, esôfago e estômago

Além das doenças causadas pelo cigarro, também é importante destacar que o tabagismo prejudica o corpo de outras formas. Um ponto de atenção é a aceleração do envelhecimento, que fica aparente pelo aparecimento precoce de rugas e de manchas na pele.

Esteja sempre prevenido contra diferentes doenças

Falar sobre alcoolismo e tabagismo é também uma oportunidade para valorizarmos a prevenção como uma medida fundamental para a boa saúde. Naturalmente, a melhor forma de se prevenir contra todos os males citados aqui é evitar o consumo de álcool e de cigarro. Mas é sempre bom lembrar que isso não basta e que exames de rotina ajudam a prevenir e detectar centenas de doenças. No Laboratório Cella, realizamos mais de 500 procedimentos para ajudar você a manter a saúde em dia. Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso trabalho e agendar os seus exames.

Fontes: Fapesp e Organização Mundial da Saúde