Tem vergonha de ir à academia? Saiba como vencer a timidez
Muitas pessoas que desejam começar uma rotina mais saudável e ativa esbarram em um obstáculo desagradável: a vergonha de ir à academia. É natural que exista uma insegurança em relação às outras pessoas que vão dividir aquele espaço com um recém-chegado.
Para superar a vergonha de ir à academia, não existe fórmula mágica. Porém, existem atitudes positivas que ajudam a pessoa a vencer a timidez e, pouco a pouco, perceber o treino junto a outras pessoas como algo tranquilo.
Quer perder a vergonha de ir à academia e se tornar uma pessoa mais ativa? Então confira algumas dicas muito boas.
1- Entenda o melhor tipo de academia para o seu estilo
Por mais que exista um período de adaptação em uma nova atividade na rotina, é importante que ela seja prazerosa. O primeiro passo para isso é avaliar as possibilidades na sua região e escolher a academia que mais agrada você.
Questões como tamanho, número de alunos, perfil dos professores, estilo das aulas e outros fatores podem ser determinantes para você se adaptar melhor.
2- Na avaliação física, seja totalmente sincero
A avaliação física oferecida pelas academias é um momento muito importante para alunos e professores. Essa etapa permite que se definam metas e que se entenda o atual estágio daquela pessoa.
O novo aluno deve ser muito sincero em sua avaliação e não deve temer as suas próprias limitações físicas. A ideia é que a academia seja justamente um instrumento de evolução para a pessoa, por isso o ponto de partida deve ser entendido claramente.
3- Procure se abrir para conversas com colaboradores e alunos
A vergonha de ir à academia tem muito a ver com as relações interpessoais. Em um primeiro momento, a pessoa não conhece ninguém e isso pode causar certo receio.
Os professores, os demais colaboradores e os alunos não devem ser vistos como ameaças ou como pessoas estranhas. Quando você se mostra aberto a socializar, rapidamente pode fazer amizades e criar uma relação agradável com as pessoas que convivem naquele ambiente. Isso faz toda a diferença para superar a timidez e encarar com mais naturalidade as idas à academia.
(Leia também: Atividades físicas para iniciantes vencerem o sedentarismo)
4- Peça ajuda aos professores sempre que precisar
Um dos efeitos da timidez na academia é o medo de fazer perguntas e pedir ajuda aos professores. Em muitos casos, a pessoa imagina que a sua dúvida é muito básica e fica envergonhada em se dirigir ao instrutor.
É fundamental que os alunos tenham confiança para pedir ajuda aos professores sempre que tiverem alguma dúvida. Lembre-se que não existem perguntas erradas, o que não se deve fazer é guardar a dúvida para si e realizar algum exercício incorretamente. Isso gera riscos para a saúde do próprio aluno.
Seja uma pessoa cada vez mais ativa
Agora que você já sabe como superar a vergonha de ir à academia, a dica é se colocar em movimento. Aqui mesmo em nosso blog, temos dezenas de dicas valiosas para quem deseja ter uma vida mais ativa e saudável. Acesse este link e confira todos os nossos conteúdos.