Cuidados no inverno: quais são as medidas mais importantes?

À medida que o meio do ano se aproxima, os brasileiros ficam atentos a respeito dos cuidados no inverno que são mais fundamentais. O que fazer para se proteger durante a mais fria das estações?

Os cuidados no inverno vão muito além de se agasalhar bem. Preservar sua saúde durante esse período deve ser uma meta para todas as pessoas, independentemente de sua idade. Preparamos uma lista com as dicas mais importantes para que você esteja bem protegido durante o inverno!

Mantenha a casa arejada

Pedir para manter as janelas abertas durante dias muito frios pode parecer cruel, mas é uma medida voltada à saúde. A boa circulação de ar nos deixa menos vulneráveis a vírus e outras síndromes respiratórias, embora não seja uma proteção absoluta contra elas.

Algumas das doenças que podem ganhar mais espaço em ambientes fechados são asma, rinite, bronquite, além de gripes e resfriados comuns.

Uma dica complementar em relação aos cuidados domésticos diz respeito ao acúmulo de poeira. Procure manter a limpeza em dia para tornar o ambiente mais blindado contra os perigos virais do inverno.

Redobre a atenção com sua alimentação

Os períodos mais frios, em muitos casos, fazem as pessoas comerem em maiores quantidades. Isso talvez não seja um problema, desde que se tenha consciência sobre as escolhas alimentares.

Você mantém uma dieta saudável em seu dia a dia? Tem o hábito de comer muitas frutas, legumes e verduras? A importância desses alimentos naturais já faz parte do senso comum, já que fazem bem à saúde de diferentes maneiras. Quando o assunto é ter cuidados no inverno, o ponto mais relevante dos alimentos saudáveis é ajudar no fortalecimento da sua imunidade, frente a ameaças como vírus respiratórios e outras doenças mais características do tempo frio.

(Leia também: O que são superfoods? Conheça 5 alimentos poderosos)

Beba bastante água

Da mesma forma que temos uma tendência de comer mais durante os meses mais frios, esse tipo de clima nos faz sentir menos sede. É sempre bom lembrar que a água é essencial para a saúde sob todos os aspectos.

Qualquer descuido em relação à hidratação pode derrubar a imunidade e tornar o organismo mais vulnerável às diferentes ameaças que o inverno traz.

Intensifique medidas de higiene

A pandemia do novo coronavírus trouxe aprendizados importantes do ponto de vista da higiene como forma de se proteger contra doenças respiratórias. A dica mais relevante nesse sentido é manter as mãos sempre limpas, seja com água e sabão, ou com álcool gel. Esse deve ser um hábito contínuo e repetido várias vezes ao longo do dia.

Um complemento importante é evitar ao máximo levar a mão ao rosto, já que isso pode gerar contaminação por vírus e bactérias. Ao tossir ou espirrar, a melhor opção é cobrir a boca com um lenço descartável.

Aprenda muito mais sobre cuidados de saúde!

Além de tomarmos os principais cuidados no inverno, devemos preservar a saúde em todos os dias do ano. Para isso, é fundamental que a gente conheça os melhores hábitos e passe a adotá-los em nossa rotina. Quer saber como cuidar bem do organismo? Então confira outros posts do nosso blog agora mesmo!

 

Fonte: Ministério da Saúde