7 sinais de intolerância à lactose que devem ser observados com atenção
Quais são os principais sinais de intolerância à lactose? A incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) é causada por uma deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Trata-se da enzima responsável por decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para facilitar a sua absorção.
Existem alguns sinais de intolerância à lactose que devem ser observados pelas pessoas. Com isso, fica mais fácil evitar os problemas decorrentes que podem reduzir a qualidade de vida.
Qual é a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
Antes de abordar os sinais de intolerância à lactose, é importante pontuar que essa condição não é sinônimo de alergia ao leite.
A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite. Ela se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A alergia mais comum é ao leite de vaca, pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).
Quais são as causas da intolerância à lactose?
A intolerância à lactose pode se dar por alguns fatores.
- Deficiência congênita da enzima lactase, ou seja, a criança nasce com um problema genético que impossibilita a produção da lactase;
- Diminuição na produção da lactase em conseqüência de doenças intestinais;
- Deficiência primária, que consiste na diminuição da produção da lactase à medida que a pessoa envelhece.
7 sinais de intolerância à lactose
A intolerância à lactose pode ser identificada com base em uma série de sintomas. Quando alguns deles aparecem, é importante realizar um exame para ter certeza da condição.
- Dor abdominal;
- Barriga inchada;
- Cólicas;
- Náuseas;
- Gases;
- Diarreia ácida;
- Ardência no ânus.
A severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e do grau de intolerância de cada pessoa. Em muitos casos, há somente dor ou distensão abdominal, sem diarreia.
O tempo até que os sintomas apareçam varia muito de pessoa para pessoa, pode levar de alguns minutos até muitas horas. Vale destacar que alguns desses sintomas são relativamente comuns e podem indicar outras questões de saúde. Nem sempre a presença de um ou mais sinais indica intolerância à lactose, mas a sua recorrência sugere a realização de um teste para avaliar a intolerância.
Como tratar a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose não é uma doença, mas uma carência do organismo que pode ser controlada por meio de ajustes na dieta e medicamentos.
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de dieta. Isso pode envolver os seguintes cortes na alimentação:
- Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite;
- Preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros);
- Bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição.
Gostaria de saber mais sobre saúde e qualidade de vida?
A exemplo dos sinais de intolerância à lactose, devemos ter sempre atenção com os recados que o corpo nos dá. Observar o próprio organismo é uma atitude responsável de quem busca ter cada vez mais longevidade e qualidade de vida.
Gostaria de saber mais sobre saúde? Confira outros conteúdos disponíveis aqui mesmo no blog do Laboratório Cella. Acesse o link e confira.
Fontes: Ministério da Saúde