Cuidar bem da saúde física e mental é fundamental para uma vida plena e longeva. Pessoas  que passam por situações de estresse podem desenvolver diferentes problemas que afetam o corpo e a mente.

Você sabe de que formas a saúde física e mental é atingida pelo estresse? No post de hoje, vamos explicar como esse problema cada vez mais comum pode prejudicar a nossa saúde.

Estresse pode provocar doenças cardiovasculares

As temidas doenças cardiovasculares podem ter mais facilidade para se manifestar em pessoas que apresentam quadros de estresse. Quando o estresse atinge um nível elevado, as situações de tensão podem desencadear um acidente vascular cerebral (AVC).

Pesquisas apontam que os episódios de estresse elevam a produção de glóbulos brancos. Quando eles estão presentes em excesso, a circulação do sangue pode ficar comprometida e, em casos extremos, causar um evento cardiovascular.

Alterações emocionais podem ter o estresse como gatilho

Um impacto significativo do estresse se dá sobre o nosso equilíbrio emocional. Se uma pessoa passa a se sentir mais ansiosa, angustiada ou com maior irritabilidade, isso pode ter relação direta com o estresse.

Como consequência, algumas pessoas que enfrentam quadros de estresse acabam incorporando certos vícios como álcool e cigarro à sua rotina na tentativa de aliviar a pressão emocional.

Pessoas estressadas podem sofrer transtornos gástricos e bucais

Aquela sensação de frio na barriga diante de um evento importante é similar ao que acontece com o nosso aparelho gástrico quando estamos estressados. A mudança no nível de acidez no estômago pode levar a situações de azia, gastrite, diarreia e até mesmo a formação de úlceras.

Até mesmo a boca pode ser fortemente impactada pelo estresse. As doenças periodontais, que atingem os tecidos ao redor dos dentes, aparecem com mais facilidade em pessoas estressadas.

Como identificar quadros de estresse

Quando vivemos uma situação de estresse continuado, o nosso corpo emite alguns sinais de alerta que merecem a nossa atenção. Preste atenção nesses sintomas para saber se você está com um quadro de estresse:

  • Sono comprometido: tanto a dificuldade para dormir bem como a sensação de estar sempre sonolento podem ser sinais importantes.
  • Pele oleosa: algumas pessoas podem, literalmente, sentir na pele que estão estressadas.
  • Dores de cabeça: esse é um sintoma típico, mas, por ser muito comum, pode também sinalizar problemas diferentes.
  • Falhas de memória: se você perceber que está com dificuldade para se lembrar das coisas, vale a pena redobrar a atenção.

Cuide bem do corpo e da mente!

A nossa saúde é o bem mais precioso que temos, por isso é fundamental que a gente atue para preservá-la. A saúde física e mental tem tudo a ver com as boas atitudes em nosso dia a dia. Cuidar da alimentação, por exemplo, é essencial para viver mais plenamente. Outra dica importante é manter o corpo em movimento, algo que pode ser feito com a dança. Até mesmo uma soneca depois do almoço pode ser mais poderosa do que se imagina. Em nosso blog, você pode encontrar muitas outras dicas para cuidar bem do corpo e da mente, clique aqui e confira!

 

Fonte: Ministério da Saúde