Com mais de 20 anos de existência, o movimento Outubro Rosa se consolidou como uma das mais relevantes datas mundiais da saúde. Seu objetivo é promover a conscientização sobre o câncer de mama, desde a prevenção até o tratamento.

O Outubro Rosa surgiu em 1997, mas sua concepção é anterior a essa data. Em 1990, aconteceu a primeira Corrida pela Cura, iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços rosas às participantes. 

No Brasil, o Outubro Rosa teve suas primeiras ações no final da última década e, desde 2010, passou a ter a participação oficial do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

As ações do Outubro Rosa

Ao longo do mês de outubro, são realizadas diferentes ações pelo Brasil voltadas à causa da conscientização sobre o câncer de mama. Certamente, nada chama tanto a atenção como a iluminação especial de prédios e monumentos, que ganham tons de rosa como forma de disseminar a mensagem.

Somam-se a essa abordagem mais visual algumas ações práticas, realizadas por entidades públicas e privadas. São rodas de conversa, atividades físicas, consultas e exames gratuitos para aproximar a população de um tema tão relevante.

O grande desafio segue sendo manter acesa a chama da prevenção durante os outros 11 meses do ano. Mas não resta dúvida de que a recorrência faz com que cada vez mais pessoas entendam o valor da causa do Outubro Rosa.

A importância do autoexame

Provavelmente, você está acostumado a ler textos aqui no blog sobre a importância da realização periódica de exames. Quando o assunto é câncer de mama, uma das análises mais importantes deve ser feita pela própria pessoa.

O autoexame permite que a mulher note alterações em suas mamas e procure ajuda médica, caso perceba algo fora do comum. Vale destacar, no entanto, que o autoexame deve ser acompanhado da mamografia para uma avaliação mais precisa.

Outubro Rosa no Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fez uma parceria com a associação MTmamma para que o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, sediasse o evento de lançamento do Outubro Rosa em 2019. 

O encontro foi uma oportunidade para os líderes presentes apresentarem as ações voltadas ao tema. Uma delas é a iluminação noturna do próprio Hospital Estadual Santa Casa, que se soma a iniciativas pontuais de contato direto com as pessoas para mobilizá-las em torno da causa da prevenção do câncer de mama.

Laboratório Cella no Outubro Rosa

Em 2019, o Laboratório Cella volta a reconhecer a importância do movimento Outubro Rosa como forma de conscientizar a população sobre um tema tão importante.

A nossa equipe recebeu camisetas especiais que valorizam o Outubro Rosa e também o Novembro Azul, que vem logo na sequência para destacar o combate ao câncer de próstata. Quer saber mais sobre o nosso trabalho e tirar todas as dúvidas sobre exames? Então nos mande um WhatsApp agora mesmo: (66) 99634 1790.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)