Você sabe o que é tuberculose? Naturalmente, você ouviu falar nessa doença bacteriana que mata mais de 4 mil pessoas no Brasil a cada ano. No mundo, esse número é ainda mais impressionante: as mortes associadas à doença passam de 1,5 milhão.

Entender o que é tuberculose pode ser um primeiro passo para a adoção de medidas de prevenção e combate a essa doença. Em 2018, a tuberculose foi assunto na Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu cinco diretrizes: ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento; construir responsabilidades; garantir financiamento suficiente e sustentável, inclusive para pesquisa; promover o fim do estigma e da discriminação; e promover uma resposta equitativa, baseada em direitos e centrada nas pessoas.

Como a tuberculose é transmitida?

A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea, pela inalação de aerossóis, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Em grande medida, isso nos remete à covid-19 e às medidas de contenção da pandemia que abalou o mundo em 2020.

Assim como no caso da covid, o impacto mais imediato da tuberculose acontece nos pulmões, mas pode se estender a outros órgãos. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Calcula-se que, durante um ano, um indivíduo que tenha tuberculose e que não esteja em tratamento pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Esse dado mostra como o potencial de espalhamento da tuberculose é preocupante.

Como se prevenir contra a tuberculose?

A principal prevenção contra a tuberculose é a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou até completarem 5 anos de idade. Ela protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Além da vacina, é sempre importante destacar o valor de uma vida saudável. Boa alimentação, higiene correta, prática de atividades físicas e não uso de álcool e cigarro são iniciativas benéficas para evitar a tuberculose e muitas outras doenças.

Como saber se estou com tuberculose?

O sintoma mais conhecido da tuberculose é uma tosse, seca ou produtiva, que se mostra bem persistente. Caso a tosse se estenda por mais de três semanas, é recomendável investigar se o quadro é de tuberculose.

Outros sintomas que podem acompanhar a tosse são: febre, emagrecimento repentino, sensação de cansaço e sudorese noturna.

O tratamento contra a tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura pelo menos seis meses. A transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de terapia, encontra-se muito reduzida. 

É fundamental manter o foco no tratamento mesmo após a melhora inicial. Quando o tratamento é feito de forma incompleta, a doença pode persistir e se agravar, o que leva a uma maior resistência da bactéria aos medicamentos.

Aprenda muito mais sobre saúde!

Entender o que é tuberculose nos dá maior segurança para enfrentar essa doença que, infelizmente, segue presente no Brasil e no mundo. Aqui em nosso blog, temos dezenas de outros conteúdos sobre doenças, dicas para uma vida mais saudável, alimentação, atividades físicas, equilíbrio e muito mais. Vale conferir, basta clicar aqui!

 

Fonte: Ministério da Saúde